sexta-feira, 19 de julho de 2024
Pesquisar

Tecnologia 5G só foi liberada para apenas 14 cidades do Amazonas

Foto reprodução

Conforme os dados da Anatel, 37 cidades do Amazonas ainda estão planejando implantar a quinta geração de telefonia.

Com pouco mais de 80% da população com acesso à internet, o Amazonas caminha a passos lentos na implementação do 5G, a chamada quinta geração de internet.

Do total de 62 municípios amazonenses, apenas 14 receberam a liberação da Anatel para que a tecnologia possa ser implantada.

Atualmente a liberação para implantação da tecnologia 5G está disponível para as seguintes cidades: Manaus, Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves e Parintins.

Em maio, a Anatel deu liberação a 459 municípios em todo o Brasil. No entanto, nenhuma cidade do Amazonas foi contemplada.

Outros 11 municípios do Amazonas possuem planejamento aprovado e aguardam liberação da agência.

São eles: Barcelos, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, Urucurituba, Beruri, Codajás, Anori, Caapiranga e Anamã.

No entanto, a liberação da faixa de 3,5 GHz não garante a implementação imediata do 5G em todas as áreas, pois a implantação depende do planejamento individual das operadoras em cada município.

Em fevereiro deste ano, a Anatel concedeu a autorização para a transmissão de sinal. Com essa permissão, as operadoras têm agora a possibilidade de solicitar o licenciamento e a ativação de estações de transmissão.

De acordo com as regras do Edital do 5G da Anatel, três operadoras estão habilitadas a atender os municípios do Amazonas: Tim, Vivo e Claro.

A liberação de cada município pode ser acompanhada pelo site da Anatel.

5G na região Norte

O Amazonas é o terceiro colocado no ranking regional de municípios aptos a receber o sinal 5G.

Na região Norte, o Tocantins é o estado com maior número de cidades aptas a receber o 5G com 32 municípios, do total de 139 que possui. Em seguida, vem o Pará com 22 cidades aptas, do total de 144 municípios.

Deixe o seu Comentário

Tecnologia 5G só foi liberada para apenas 14 cidades do Amazonas

plugins premium WordPress