A nova legislação substitui a Medida Provisória 1.286/24, que perdeu validade em 2 de junho.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.141, que reestrutura carreiras do funcionalismo público federal e garante reajustes salariais para servidores e empregados públicos do Executivo. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (13).
A nova legislação substitui a Medida Provisória 1.286/24, que perdeu validade em 2 de junho. Com isso, ficam assegurados os reajustes de 9% em 2025 e mais 9% em 2026, mesmo para as categorias que não fecharam acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A lei também transforma 29,7 mil cargos obsoletos em 28,4 mil novas vagas – entre elas, funções efetivas, cargos em comissão e funções de confiança. Duas novas carreiras transversais foram criadas: Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico (ATDS) e Analista Técnico de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa (ATJD). Ambas terão vagas no Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025.
Além disso, a reestruturação do Plano de Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) prevê 6.060 vagas de analista e 4.040 de técnico em educação, sem aumento de despesas.
A ministra da Gestão, Esther Dweck, destacou que a medida representa um avanço na valorização dos servidores e modernização da administração pública. Segundo o MGI, mesmo com os reajustes, os gastos com pessoal continuarão abaixo de 2,6% do PIB em 2026.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.