quinta-feira, 25 de julho de 2024
Pesquisar

Polícia Militar do Amazonas fortalece ações de combate à violência doméstica em Parintins

violência doméstica em Parintins
violência doméstica em Parintins

Durante a Operação Parintins 2024, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Ronda Maria da Penha (RPM), fortaleceu as ações de combate aos casos de violência doméstica e importunação sexual, antes e durante o Festival de Parintins 2024, na ilha Tupinambarana (a 369 quilômetros de Manaus).

Nesta edição, a unidade policial disponibilizou uma linha-direta para atendimento de mulheres, por meio do telefone (92) 99527-8008. Segundo o coordenador da Ronda Maria da Penha na Operação Parintins 2024, sargento PM Wilker Maia, as equipes estão atuando de forma integrada com todo o efetivo empregado nas ações antes e durante o 57º Festival de Parintins.

Além disso, o projeto da PMAM, que atua como mecanismo de defesa no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, também operou sob o recém-implementado protocolo “Não é Não”, uma parceria entre o Governo do Amazonas e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), que estabelece diretrizes claras e rígidas para a abordagem de casos de importunação sexual e outros tipos de violência contra a mulher.

O sargento PM Wilker Maia ressaltou, ainda, que os policiais militares da unidade especializada em proteção às mulheres receberam capacitação específica sobre o protocolo e estão, estrategicamente, posicionados em locais de grande circulação pública, incluindo eventos musicais, praças de alimentação, pousadas, hotéis e restaurantes.

“O Festival de Parintins foi o primeiro grande evento onde está sendo empregado a nova lei de importunação, garantindo que qualquer comportamento inapropriado seja imediatamente identificado e punido”, afirmou o sargento Maia.

Atuação em Parintins

A Ronda Maria da Penha foi implementada pela Polícia Militar do Amazonas no dia 30 de setembro de 2014, e irá completar 10 anos de criação no estado. Em Parintins, a unidade foi implementada em julho de 2023, e tem desempenhado um papel crucial no combate à violência doméstica no município.

Para reforçar a atuação da Ronda Maria da Penha em Parintins, o governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou uma nova viatura para a unidade do município, em maio deste ano. O veículo está sendo empregado nas ações da unidade durante a Operação Parintins, aumentando a mobilidade e rapidez no atendimento das ocorrências, permitindo uma resposta mais ágil e eficiente às denúncias de violência doméstica.

Linhas-diretas da PMAM no Festival de Parintins

A Polícia Militar do Amazonas ativou os contatos de linhas-diretas para o atendimento da população em casos de emergência e denúncias, por meio dos números (92) 99270-7803 / (92) 98414-0554, do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM); (92) 98842-1769, da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur); e o (92) 99527-8008 do Ronda Maria da Penha. Além disso, o disque-denúncia 190, da PMAM, e o 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), também estão em funcionamento na Ilha Tupinambarana.


Descubra mais sobre Manaustime

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe o seu Comentário

Polícia Militar do Amazonas fortalece ações de combate à violência doméstica em Parintins

plugins premium WordPress