sexta-feira, 19 de julho de 2024
Pesquisar

Polícia Federal inicia atividades no Centro de Comando e Controle no Amazonas

Polícia Federal
Polícia Federal - Foto Divulgação

Começo Das Ações Foi Marcado Pela Operação Internacional Green Justice Para Apoiar O Combate A Crimes Ambientais Em Diversos Lugares Do Mundo

No domingo (23/6), a Polícia Federal deu início às atividades, na Superintendência da Polícia Federal em Manaus, do Centro de Comando e Controle (CCC) estruturado para funcionar durante a Operação Internacional Green Justice, que ocorreu na tríplice fronteira Brasil, Peru e Colômbia, assim como na região do Vale do Javari, entre 23 e 30 de junho.

A Operação internacional, denominada Green Justice (Justiça Verde), é resultado do estreitamento de relações entre a Polícia Federal e o Projeto I2LEC (Iniciativa Internacional de Aplicação da Lei para o Clima), ação do Ministério do Interior dos Emirados Árabes Unidos para apoiar o combate a crimes ambientais em diversos lugares do mundo.

Após meses de cooperação e preparação entre o I2LEC e as polícias de Brasil, Colômbia e Peru, a operação Green Justice , foi deflagrada ao mesmo tempo nos três países e contou com a presença de oficiais observadores do Ministério do Interior dos Emirados Árabes no CCC em Manaus, além da presença de policiais federais da Diretoria de Cooperação Internacional, da Diretoria de Meio Ambiente e da Amazônia e de policiais peruanos.

O engajamento de servidores da FUNAI e de membros do Exército Brasileiro e da Polícia Militar do Amazonas, que também apoiaram com recursos logísticos, foi essencial ao êxito dos trabalhos.

Os grupos operacionais multiagências centraram suas ações na região da tríplice fronteira amazônica e no Vale do Javari, regiões essas identificadas como de alta incidência de cometimento de crimes ambientais.

Apesar de estar previsto para funcionar apenas durante a operação, a atuação do CCC teve importante caráter preventivo e dissuasório, uma vez que promoveu a interação em tempo real entre os grupos operativos dos países envolvidos, tornando assim mais eficientes os trabalhos e seus consequentes resultados, nos moldes do que ocorrerá em breve quando o Centro de Cooperação Internacional da Amazônia começar a operar.

Os resultados da Operação Green Justice ainda estão sendo compilados e analisados, em conjunto com o Projeto I2LEC e o Ministério do Interior dos Emirados Árabes Unidos, e em breve uma coletiva de imprensa será anunciada para ampla divulgação. Mais informações por intermédio do endereço I2LEC@moi.gov.ae .

Por: Polícia Federal 

Deixe o seu Comentário

Polícia Federal inicia atividades no Centro de Comando e Controle no Amazonas

plugins premium WordPress