sexta-feira, 19 de julho de 2024
Pesquisar

PC alerta sobre golpes de hospedagem para Festival de Parintins no meio virtual

Festival de Parintins
Festival de Parintins

Os autores atuam por meio de redes sociais, oferecendo residência ou apartamento para locação com preços atrativos

Previsto para ocorrer nos dias 28, 29 e 30 de junho deste ano, o Festival de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) costuma atrair diversos brincantes, que vão para a Ilha Tupinambarana prestigiar o maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo. Neste período, opções de hospedagem na terra dos bois Caprichoso e Garantido são as mais buscadas pelos turistas, mas é preciso estar atento ao fechar negócio.

Por isso, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), orienta e alerta a população sobre estelionatos e golpes envolvendo hospedagem durante o 57º Festival de Parintins, que geralmente ocorrem no ambiente virtual.

De acordo com o delegado Paulo Benelli, titular da unidade especializada, a equipe da Dercc tem monitorado os padrões seguidos pelos criminosos. Os autores atuam por meio de redes sociais, oferecendo residência ou apartamento para locação com preços atrativos e pagamento antecipado, durante o festival.

“Os infratores fazem anúncios fora de plataformas seguras de aluguel, criando sites e perfis falsos. Para evitar esse golpe, nós recomendamos que as pessoas que vão para Parintins, ao alugarem um local, verifiquem a pessoa que está oferecendo a hospedagem, se é autêntica e conhecida. Se a oferta foi em uma rede social, verificar se não é um perfil falso criado apenas para oferecer imóveis de maneira ilícita”, falou.

Conforme o delegado, além do meio em que ocorre a divulgação, as pessoas devem verificar o local e os valores oferecidos, preços muito atrativos e vantajosos são um indício de que pode ser golpe.

“Esse delito é considerado crime de estelionato, com pena de até cinco anos de prisão, majorada por ter sido cometida no meio virtual. A punição aos autores inclui a reclusão e multa. Esses crimes são apurados pela equipe de investigação da Dercc”, explicou.

Denúncias

Ainda segundo o delegado, os turistas que chegarem em Parintins e se depararem que foram vítimas de golpe, devem imediatamente registrar o Boletim de Ocorrência (BO) para a apuração dos fatos.

“Aqueles que verificarem que o imóvel negociado para alocação não está disponível e que foram enganados, podem procurar a Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Parintins para o registro da ocorrência, para que seja iniciada a investigação acerca desse estelionato”, disse.

As vítimas de estelionato podem, ainda, realizar as denúncias na Dercc, localizada na sede da Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira, 180, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, ou por meio da Delegacia Virtual (Devir), no endereço eletrônico: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/.

Deixe o seu Comentário

PC alerta sobre golpes de hospedagem para Festival de Parintins no meio virtual

plugins premium WordPress