quinta-feira, 19 de junho de 2025
Pesquisar
Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wetter

Mais seis guardas municipais são alvos de mandados de prisão por espancamento de homem algemado em Manaus

guardas municipais
Foto reprodução

Antes mesmo da operação, um sétimo guarda municipal, identificado como o autor das agressões já havia sido preso.

 O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), com apoio da Polícia Civil (PC-AM), deflagrou na manhã desta quinta-feira (1º), a operação Valentia, com o objetivo de responsabilizar seis guardas municipais envolvidos no espancamento de um homem algemado dentro de um prédio abandonado no Centro de Manaus. O caso ocorreu no dia 12 de abril, mas ganhou repercussão nacional somente após a divulgação de vídeos nas redes sociais no último dia 24.

De acordo com o promotor de Justiça Armando Gurgel Maia, da 60ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial (Proceapsp), foram expedidos seis mandados de prisão preventiva, dos quais três já foram cumpridos até o momento. A operação também incluiu o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados.

“Trata-se de um episódio, registrado em vídeo, de uma pessoa imobilizada com os braços para trás, sendo agredida por um guarda municipal com diversos golpes de bastão. No mesmo contexto, outros guardas municipais também foram filmados”, informou o promotor de Justiça Armando Gurgel Maia, titular da 60ª Proceapsp.

Sétimo envolvido já havia sido preso

Antes mesmo da operação, um sétimo guarda municipal, identificado como o autor das agressões registradas no vídeo, já havia sido preso pela Polícia Civil no último sábado (26). Ele se apresentou espontaneamente ao 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP) após a ampla repercussão do caso. Em depoimento, alegou que a vítima havia tentado furtar um motor e foi capturada pela equipe de patrulhamento. Contudo, o homem agredido não foi conduzido a nenhuma delegacia nem identificado pelas autoridades.

A ausência de registro formal do suposto furto e o fato de a vítima não ter sido levada à delegacia levantam suspeitas sobre a versão apresentada pelos guardas. A Promotoria investiga se o espancamento se trata de um caso de abuso de poder e violência policial sem respaldo legal.

Vídeo provocou indignação

As imagens da agressão circularam intensamente por aplicativos de mensagens e redes sociais, gerando forte comoção entre os moradores de Manaus e indignação nacional. No vídeo, é possível ver o homem algemado, sem oferecer resistência, sendo agredido com violência.

A Prefeitura de Manaus, responsável pela Guarda Municipal, afirmou em nota que os envolvidos foram imediatamente afastados de suas funções assim que o vídeo veio à tona. A administração municipal declarou colaborar com as investigações e repudia o ato.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Deixe o seu Comentário

Mais seis guardas municipais são alvos de mandados de prisão por espancamento de homem algemado em Manaus

plugins premium WordPress