Um pescador ficou encalhado por três dias em um trecho do Rio Solimões, no município de São Paulo de Olivença, no interior do Amazonas. Belmiro Tavares, que tem 85 anos de idade, foi resgatado pela Defesa Civil, na segunda-feira (29/7), em um buraco de lama. As informações são do G1.
O idoso é morador do distrito de Santa Rita do Well, que fica a cerca de 1.040 km de Manaus. Ele estava desaparecido após sair para pescar no último dia 23 de julho. Familiares se preocuparam com a situação e acionaram autoridades para tentar descobrir o paradeiro dele.
Um drone foi utilizado para as buscas. Imagens aéreas mostram Belmiro no leito do rio, em meio a um lamaçal, com o barco encalhado no local conhecido como “Barro Preto”.
Pescador de 85 anos resgatado após três dias atolado em poça de lama no Amazonas pic.twitter.com/iz6ExrQk4F
— Manuel Menezes (@MenezesVirtual) August 2, 2024
Seca na Amazônia
O Rio Solimões teve uma baixa repentina, o que impediu o homem de se movimentar com a canoa. Isto acontece em um contexto de seca expressiva na região amazônica. O estado do Amazonas tem 62 cidades e 20 delas já decretaram situação de emergência, inclusive a capital.
A média do nível do Rio Solimões na região é de 6,51 metros (m), mas dados da Agência Nacional de Águas (ANA) apontam que o manancial chegou a 3,05 m nesta quinta.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Mais
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.