Presidente dos EUA compartilhou imagem em sua rede social Truth Social.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a movimentar a cena internacional ao publicar, na noite de domingo (11), uma imagem em sua rede social Truth Social na qual aparece com a descrição de “presidente interino da Venezuela” desde janeiro de 2026. A montagem se assemelha ao formato de uma página da Wikipedia.
A publicação ocorre após uma operação militar norte-americana realizada em Caracas no início de janeiro, que resultou na captura do ditador Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, e movimentou a política externa da região.
Na montagem divulgada por Trump, sua foto aparece seguida da linha “presidente interino da Venezuela, em exercício, janeiro 2026”, acima mesmo de sua condição de presidente dos EUA. A postagem repercutiu de forma ampla nas redes e na imprensa internacional, provocando reações diversas tanto de apoiadores quanto de críticos.
A ação ocorre poucos dias após os Estados Unidos liderarem uma ofensiva em Caracas que resultou na prisão de Maduro e da primeira-dama, que foram levados para Nova York para responder por acusações de narcoterrorismo nos EUA.
Situação na Venezuela
Oficialmente, após a captura de Maduro, a vice-presidenta Delcy Rodríguez foi empossada como presidente interina da Venezuela em 5 de janeiro de 2026, conforme ordem do Tribunal Supremo de Justiça do país e reportagens internacionais.
Rodríguez assumiu o cargo para “garantir continuidade administrativa” segundo a legislação venezuelana, apesar da controvérsia sobre o reconhecimento internacional de sua legitimidade.
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
