sexta-feira, 11 de julho de 2025
Pesquisar
Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wetter

‘Tragédia anunciada’: Conselheiros do Palmeiras pedem suspensão de acordo com o São Paulo para utilizar o Allianz Parque

"O acordo feito entre nossa diretoria e a do São Paulo Futebol Clube, para locação mútua dos estádios, é uma tragédia anunciada.

Depois de Palmeiras e São Paulo anunciarem um acordo para que um utilize o estádio do outro como mandante durante o período de shows em suas casas, um grupo de 34 conselheiros do alviverde se mostrou contrário à ideia.

O grupo assinou uma carta, obtida pela ESPN, pedindo para que a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, suspenda o acordo.

No próximo dia 4 de fevereiro, o Allianz Parque estará entregue para um evento de Carnaval. Com isso, o Morumbi será sede do clássico entre Palmeiras e Santos, às 18h30. A ‘resposta’ do São Paulo poderá acontecer na semifinal do Campeonato Paulista. O Morumbi sediará shows da banda Coldplay entre os dias 10 e 18 de março.

Com isso, caso o Tricolor vá ao mata-mata e não tenha o Palmeiras como rival, poderá utilizar o Allianz Parque no confronto. As duas partidas são vistas como ‘testes’ pelos rivais. Será levado em conta também o comportamento das duas torcidas nos respectivos estádios e possíveis depredações de patrimônio. Caso corra tudo bem, a medida poderá ser implementada para todo o ano de 2023.

“O acordo feito entre nossa diretoria e a do São Paulo Futebol Clube, para locação mútua dos estádios, é uma tragédia anunciada. Além do risco real de episódios de violência, também se ampara em um flagrante desrespeito a nossa história, inclusive bem recente, no que diz respeito ao relacionamento com o clube rival. Enquanto Conselheiros da Sociedade Esportiva Palmeiras, por meio deste requerimento, postulamos que seja imediatamente suspenso este acordo amplamente noticiado e não negado, cujas consequências recairão sobre todos aqueles que promoverem tal absurdo, sejam eles integrantes da nossa coletividade, dos órgãos públicos e mesmo da agremiação rival”, diz a nota.

“Entendemos que jogar no Estádio do Morumbi não é um problema. A seguir, vamos destacar os motivos pelos quais há enorme diferença entre jogar lá e recebê-los aqui. Não custa lembrar que bem recentemente, no dia 23/08/2020, o Palmeiras enfrentou o Santos no Morumbi, sem que houvesse nenhuma reciprocidade. Pagamos o aluguel e pronto!”, completa o comunicado.

A nota ainda cita questões de segurança. Isso porque o Morumbi no passado era utilizado pelos rivais do São Paulo para mandar seus jogos grandes. E o estádio do tricolor tem ruas mais largas, enquanto o Allianz Parque tem seu entorno recheado de lojas do Palmeiras e sedes de torcidas organizadas, algo que poderia gerar conflito em dia de jogo. Além disso, a nota fala sobre a parte social do Verdão, cujas entradas ficam próximas ao estádio.

“A locação do estádio para eventos é um ativo que pertence a WTorre, que deve repassar ao Palmeiras apenas um pequeno percentual do valor apurado. Um agravante: a WTorre sequer repassa esses valores, pois ainda estamos em processo de arbitragem. É um valor absolutamente irrelevante para os cofres do Palmeiras”, diz o comunicado.

Os conselheiros ainda citaram intrigas do passado entre as diretorias. “Ao longo da história, foram diversas as ocasiões em que o São Paulo Futebol Clube atentou contra o Palmeiras, inclusive nossa casa. Foi assim em 1942 , quando articulou 4 a tomada do nosso patrimônio. Em 1994 , o rival esburacou o próprio gramado para 5 que não pudéssemos jogar lá em uma partida cujo mando era determinado pela Federação Paulista. Em 2005, pelas oitavas de final da Libertadores, o clube da Vila Sônia tentou impedir que jogássemos a partida com mando do Palmeiras em nosso estádio, obrigando a PM a fechar quase um terço das arquibancadas. Em 2014, após tumultuar as negociações de renovação de um jogador com o Palmeiras, o então presidente do São Paulo apareceu comendo bananas e ridicularizando nossa 6 instituição, a quem dizia estar se “apequenando””.

“O Palestra Italia foi erguido com o suor de abnegados palestrinos e palmeirenses ao longo de mais de um século. Poucas coisas nos desrespeitam mais do que permitir que um rival, por inúmeras vezes desleal, se aproprie de nossa casa, que agora oferece um conforto e facilidade que ele não encontrará por perto. Pior ainda se este acordo beneficia apenas o rival e empresas privadas, como se o Palmeiras fosse simplesmente um locatário de sua própria casa. Neste mal-ajambrado pacto, à exceção do Palmeiras, todos saem sorrindo: o rival terá um estádio para as finais que jamais sonhou; a WTorre lucrará com essa locação e tantas outras que a porta agora escancarada permitirá; os dirigente podem posar como grandes executivos que pensam o futebol como negócio, excluindo o desejo da torcida desta equação”, diz a nota.

*Com informações espn


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Deixe o seu Comentário

‘Tragédia anunciada’: Conselheiros do Palmeiras pedem suspensão de acordo com o São Paulo para utilizar o Allianz Parque

plugins premium WordPress