quinta-feira, 25 de julho de 2024
Pesquisar

Sepror recebe equipe da FGV para tratar da elaboração de agendas municipais de agricultura urbana e periurbana

FOTO: Divulgação/Sepror

Encontro ajudará na definição de estratégia de agricultura urbana e periurbana para o contexto Norte do País

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) recebeu, na tarde de quarta-feira (14/6), a visita de equipe do Centro de Estudos e Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), coordenada por Ana Moraes Coelho, para conhecer e levantar informações sobre o Amazonas, que visam a elaboração de agendas municipais de agricultura urbana e periurbana, programa que deverá estar concluído até o final do ano.

A equipe foi recepcionada pelo secretário executivo Adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas, Airton Schneider. |Na sequência, Jessica Chryssafidis (FGV), fez a apresentação do projeto. Logo após, representantes do Sistema Sepror e outros órgãos estaduais comentaram sobre o setor primário amazonense e suas diversas características, principalmente sobre as atividades da agricultura familiar.

A coordenadora Ana Coelho disse que “além da divulgação das pesquisas e evidências sobre os múltiplos benefícios da agricultura urbana e periurbana para as cidades, as pessoas e os ecossistemas, temos também o interesse que essa reunião ajude a delinear uma estratégia de agricultura urbana e periurbana para o contexto Norte do País”.

FOTO: Divulgação/Sepror

O resultado do trabalho que está sendo realizado no Amazonas fará parte de um relatório nacional a ser apresentado ao Governo Federal até o final do ano, segundo Ana Coelho.

Em 2022, o Brasil ocupou uma posição pioneira e inédita ao ser o primeiro país a elaborar de forma participativa um guia para agendas municipais de agricultura urbana e periurbana em contexto nacional, destacou a representante do Centro de Estudos e Sustentabilidade da FGV.

Participaram do encontro com a equipe da FGV, formada também por membros do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (TEEB Agricultura e Alimentos); os representantes da Sepror, da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Ação Social (Seas) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

FOTO: Divulgação/Sepror


Descubra mais sobre Manaustime

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe o seu Comentário

Sepror recebe equipe da FGV para tratar da elaboração de agendas municipais de agricultura urbana e periurbana

plugins premium WordPress