A interrupção atingiu milhares de moradores, gerando transtornos e preocupação.
Na noite desta sexta-feira (7), um apagão deixou Manaus e diversas cidades do Amazonas sem energia elétrica. O fornecimento foi interrompido por volta das 23h e seguiu até a madrugada de sábado (8), afetando municípios como Parintins, Itacoatiara e Presidente Figueiredo. Segundo a Amazonas Energia, o problema ocorreu devido ao desligamento da linha de transmissão de 500 kV Jurupari-Silves, integrante do Sistema Interligado Nacional (SIN).

A interrupção atingiu milhares de moradores, gerando transtornos e preocupação. Em nota, a Amazonas Energia informou que o fornecimento de energia foi retomado gradativamente e, durante a madrugada de sábado, 85% da rede já estava reestabelecida em Manaus e em municípios da Região Metropolitana, como Presidente Figueiredo, Iranduba, Manacapuru e Itacoatiara.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pelo controle do SIN, confirmou que a falha foi causada pelo “desligamento automático” de linhas de transmissão. De acordo com o ONS, a queda ocorreu às 00h02 deste sábado, quando houve a desativação das linhas de transmissão LT 500 kV Jurupari/Oriximiná C1 e C2, durante uma forte tempestade. Isso resultou na interrupção de aproximadamente 1.400 MW de carga elétrica na capital e em cidades próximas.
A recuperação da energia ocorreu de forma gradual, e, segundo o ONS, cerca de cinco horas depois do início do apagão, 90% das cargas elétricas foram restabelecidas. Por volta das 7h da manhã deste sábado, todo o sistema já havia sido normalizado. “Vale destacar que, assim que identificou a ocorrência, o Operador agiu prontamente em conjunto com os agentes envolvidos para restabelecer a energia da região. As causas ainda estão sendo apuradas junto aos agentes”, afirmou o ONS em comunicado.
A linha de transmissão Jurupari-Silves integra o Sistema Interligado Nacional, que conecta as principais usinas geradoras de energia do país. Esse sistema é gerenciado pelo ONS e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que acompanha e fiscaliza as operações do setor.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Mais
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.