domingo, 21 de julho de 2024
Pesquisar

Níveis dos Rios no Amazonas ficam abaixo da média histórica em julho, diz SipamHidro

SipamHidro
foto reprodução

As 15 estações do Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico (SipamHidro) do governo federal indicam que os rios do Amazonas estão apresentando níveis de água abaixo da média histórica para o mês de julho. Essa situação, levantada na noite desta terça-feira, preocupa especialistas e autoridades devido às suas possíveis implicações econômicas e ambientais.

Uma das estações que mais evidencia essa disparidade é a de Itacoatiara, onde o nível do rio registrou 11,86 metros, enquanto a média histórica para o mesmo período é de 14,83 metros. Este nível é crucial, pois Itacoatiara abriga o segundo maior porto fluvial do Brasil, uma porta de entrada fundamental para cargas vindas de outros estados e continentes, incluindo aquelas destinadas à Zona Franca de Manaus (ZFM).

Em Coari, outro ponto crítico onde há exploração de petróleo e gás, o rio Solimões estava em 13,99 metros, também abaixo da média histórica. O fenômeno El Niño, juntamente com o aquecimento global, têm sido apontados como fatores que intensificam a seca na região, reduzindo significativamente o volume de chuvas.

Segundo Carlos Sander, professor no Departamento de Geografia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), o El Niño tem efeitos mais fortes a cada ocorrência, impactando drasticamente a dinâmica hidrológica dos rios amazônicos. A Defesa Civil do Amazonas, antecipando uma estiagem intensa para os próximos meses, já está implementando medidas preventivas, como a dragagem de trechos críticos dos rios para garantir a navegabilidade e minimizar os impactos da seca.

Essa situação é um alerta para a necessidade de ações urgentes de adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, destacando a importância de políticas públicas robustas e de longo prazo para enfrentar esses desafios.

Fontes:

•DW – O que está acontecendo com os rios da Amazônia
•Start – Estiagem de 2024 no Norte do Brasil

*Conteúdo CM7 BRASIL


Descubra mais sobre Manaustime

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe o seu Comentário

Níveis dos Rios no Amazonas ficam abaixo da média histórica em julho, diz SipamHidro

plugins premium WordPress