terça-feira, 18 de março de 2025
Pesquisar

MP investiga contratações de microempreendedores para limpeza pública em Humaitá

limpeza pública
Foto reprodução

Empresa com sede em Rio Grande do Sul foi contratada em dispensa de licitação.

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito de investigação buscando apurar contratações voltadas para a limpeza pública no município de Humaitá. O MP investiga a dispensa de licitação com microempreendedores para o fornecimento de serviços de limpeza e manutenção de vias públicas.

O inquérito foi divulgado no Diário Oficial do órgão de fiscalização nesta terça-feira (18).

De acordo com os documentos oficiais, o Ministério Público investiga a prática de ato de improbidade administrativa decorrente da contratação direta de microempreendedores individuais para a execução da limpeza pública no município de Humaitá nos anos de 2023 e 2024. A portaria assinada pelo promotor de Justiça Sylvio Henrique Lorena Duque Estrada determina que o então secretário de Infraestrutura do município forneça informações a respeito da dispensa de licitação e se houve pagamentos à empresa envolvida no certame.

“Intime-se o Sr. EDIVALDO MEIRELES DE OLIVEIRA, a fim de que esclareça: (I) as razões de ter solicitado, por meio do Ofício 0366/2023, a abertura de processo administrativo para a formalização de contratação direta, por meio de dispensa de licitação, de empresa para prestação de serviços de limpeza e manutenção de vias públicas e demais logradouros públicos, em 03 de novembro de 2023, se já havia em tramitação processo de licitação na modalidade pregão, autuado sob o nº 027/2023 (processo administrativo 902/2023), cujo objeto fora adjudicado à empresa CSF SERVIÇOS DE LIMPEZA LTDA., em 23/11/2023; (II) se houve a efetiva contratação da empresa CSF SERVIÇOS DE LIMPEZA LTDA e o valor dos pagamentos realizados”, cita documentos com o prazo estabelecido em 20 dias.

De acordo com o cadastro da empresa na Receita Federal, ela estaria em atividade desde 2021 e possui sede no Rio Grande do Sul. A CSF SERVIÇOS DE LIMPEZA LTDA tem como principal atividade econômica a prestação de serviços em prédios e domicílios. A empresa não disponibiliza informações acerca do quadro social da empresa ou do capital social.

Outras investigações contra o secretário

A Polícia Federal (PF) deflagrou em novembro de 2024, em Humaitá, a Operação Triunvirato, cujo objetivo era desarticular um esquema criminoso que, supostamente, contava com a participação de empresários, um delegado da Polícia Civil, o então secretário municipal de Infraestrutura de Humaitá, Edvaldo Meireles de Oliveira, conhecido como “Zico da Madeira”, e o advogado Gilmar Guizoni.

O Ministério Público, por meio do promotor Weslei Machado – 1ª Promotoria de Justiça de Humaitá –, instaurou procedimento administrativo que trazia no seu bojo a necessidade de acompanhar o processo de apreensão, destinação, doação e alienação de madeira apreendida em Humaitá.

De acordo com o procedimento administrativo, a madeira teria sido “doada” pelo delegado à Secretaria de Infraestrutura do Município, gestão de Edvaldo Meireles de Oliveira, sem atribuição legal para a materialização do ato.

Confira documentos na íntegra.

Fonte: Ampost


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Deixe o seu Comentário

MP investiga contratações de microempreendedores para limpeza pública em Humaitá

plugins premium WordPress