11/11/2025
Pesquisar
Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wetter

Membro do CV viajou à Ucrânia para aprender táticas de guerra e aplicar contra forças de segurança no Brasil

Membro do CV viajou à Ucrânia
Foto reprodução

Homem aparece em vídeo empunhando um fuzil AK-47 e acena para a câmera, afirmando lealdade ao Comando Vermelho.

Um integrante do Comando Vermelho (CV) foi enviado à guerra da Ucrânia com uma missão incomum: aprender táticas de combate e estratégias militares que possam ser reproduzidas no Brasil, especialmente nas comunidades dominadas pela facção no Rio de Janeiro. A descoberta faz parte de uma investigação da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), que identificou um novo movimento internacional do crime organizado brasileiro.

O criminoso foi identificado como Philippe Marques Pinto, de 29 anos, apontado como ligado a Antônio Hilário Ferreira, o Rabicó, um dos líderes mais influentes do CV e chefe do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ).

Segundo as investigações, Philippe teria sido enviado à Europa em um tipo de “intercâmbio do crime”, cujo objetivo é absorver conhecimentos de guerra e táticas terroristas em zonas de conflito. A facção pretende usar essas técnicas em confrontos com as forças de segurança brasileiras, ampliando o grau de organização e violência das ações armadas no Estado.

Três viagens à Europa

De acordo com registros obtidos pela polícia, Philippe viajou pelo menos três vezes ao continente europeu nos últimos dois anos. Ele deixou o Brasil em junho de 2023, junho de 2024 e setembro de 2025, sempre fazendo escala em Lisboa, Portugal, antes de seguir para o leste europeu.

Imagens analisadas pela investigação mostram o criminoso em território ucraniano, onde teria circulado em áreas de conflito. Os agentes acreditam que ele ainda permanece no país, integrando grupos armados e recebendo treinamento militar.

As informações levantadas pela Ssinte indicam que essa movimentação não é isolada. Outros integrantes da facção estariam sendo enviados para países da Europa com o mesmo objetivo — ampliar o domínio tático do Comando Vermelho e fortalecer sua atuação no Brasil.

Vídeo em zona de guerra

Um vídeo divulgado nas redes sociais chamou a atenção dos investigadores. Nele, Philippe Marques aparece empunhando um fuzil AK-47 e acena para a câmera, afirmando lealdade ao Comando Vermelho.

“É o CV puro e sem mistura. Um forte abraço para o meu mano Cafu, eterno dono da favela da Central; forte abraço para todos os irmãos que estão na correria, na luta do dia a dia”, declara o criminoso no vídeo.

Na gravação, Philippe também faz uma homenagem a um traficante conhecido como Cafu, que teria sido um dos líderes da facção em uma comunidade controlada pelo CV.

“Seja em qual parte do mundo estivermos, nós somos eternos soldados do Cafu”, completa ele.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Membro do CV viajou à Ucrânia para aprender táticas de guerra e aplicar contra forças de segurança no Brasil