Com intuito de preparar os estudantes, do 5º ano do Ensino Fundamental, para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), mais de 5 mil alunos de 27 escolas estaduais da Coordenadoria Distrital de Educação 6 (CDE 6), que engloba unidades de ensino da zona norte de Manaus, realizaram simulado, na quarta-feira (15/02). Estes estudantes farão a prova nacional, que compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a partir de outubro deste ano.
Na Escola Estadual Raio de Sol, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, 168 alunos do 5º ano, do Ensino Fundamental, fizeram o simulado. A prova contou com 44 questões, sendo 22 de língua portuguesa e 22 de matemática.
Confiante, a professora Maria Luiza, de Língua Portuguesa e Matemática, acompanhou os estudantes na preparação para o simulado e também para a avaliação a ser aplicada em outubro.
O aluno João Miguel, de 10 anos, estudante do 5º ano, foi um dos que fizeram o simulado e disse que espera conseguir uma boa nota na avaliação. “Fiquei muito nervoso, mas consegui me acalmar e espero que eu tenha me saído muito bem na prova. Estou confiante”, contou João.
A gestora da escola, Déborah Rodrigues, explicou que a intenção é preparar os estudantes para avaliações externas, como as do Saeb, e, assim, os auxiliar para que se sintam mais seguros na realização das provas.
Em 2023, alunos de todo país realizarão as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, segundo o Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O Amazonas mostrou avanço nos últimos resultados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2022. Após subir quatro posições em comparação com a avaliação anterior, feita em 2019, o estado se tornou o 8º melhor no ranking dos melhores índices do Brasil.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.