Executivo afirma que a modernização dos vizinhos agiliza o combate ao crime nas fronteiras
O governo federal oficializou a doação de helicópteros, blindados e outros equipamentos militares brasileiros ao Paraguai e ao Uruguai em publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 12. A determinação foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Defesa, José Múcio.
De acordo com o texto, o Brasil irá transferir ao Paraguai dois helicópteros modelo 412 Classic, fabricados pela Bell Aircraft Corporation, atualmente em operação na Polícia Federal (PF). Além das aeronaves, o país vizinho receberá seis Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado, modelo M108, e uma passadeira flutuante de alumínio pertencentes ao Exército.
Já o Uruguai será contemplado com dois helicópteros Bell Jet Ranger III (IH-6B), que integram a frota da Marinha do Brasil e serão destinados à Armada Nacional.
As leis têm origem em projetos encaminhados pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional entre 2022 e 2023. As propostas foram aprovadas pela Câmara dos Deputados em julho do ano passado e, posteriormente, pelo Senado Federal, em dezembro.
Segundo o Planalto, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a cooperação militar entre o Brasil e os países vizinhos através da modernização e da ampliação das capacidades operacionais das forças de segurança do Paraguai e do Uruguai, ao permitir “o aumento da capacidade de resposta a situações de emergência e combate ao crime transnacional”.
No caso dos equipamentos destinados ao Paraguai, as despesas com o deslocamento até a fronteira serão custeadas pelo Brasil. Já no caso dos helicópteros doados ao Uruguai, os custos da transferência ficarão a cargo da Armada Nacional uruguaia.
A formalização da doação das aeronaves da PF será feita por meio de instrumento expedido pelo diretor-geral da corporação, que deverá ser ratificado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública. As duas leis entraram em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
Paraguai recebeu helicópteros brasileiros em 2023
A doação anunciada agora retoma uma iniciativa adotada em junho de 2023, no primeiro ano do terceiro mandato de Lula, quando o governo brasileiro foi autorizado a transferir ao Paraguai dois helicópteros modelo 412 Classic, o mesmo desta remessa.
À época, as aeronaves pertenciam ao Comando de Aviação Operacional da PF e, segundo o governo, seriam utilizadas no patrulhamento da fronteira entre os dois países, com foco em ações de prevenção e repressão a crimes transfronteiriços.

O projeto de lei que autorizou a doação foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Relator da proposta, o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) afirmou que “a extensão da fronteira Brasil−Paraguai é de quase 1,4 mil quilômetros, por si só, já é fator que obstaculiza sua fiscalização eficaz”.
Na ocasião, o parlamentar declarou ainda que o Brasil esperava que a doação contribuísse para “a ampliação da capacidade operacional do Paraguai nos trabalhos de fiscalização de suas fronteiras e, consequentemente, elevar a eficácia no combate à criminalidade organizada transnacional”.
A medida também foi interpretada como um movimento de aproximação diplomática com o governo eleito paraguaio, liderado por Santiago Peña, que tomou posse em agosto daquele ano, ao vencer as eleições presidenciais realizadas em abril.
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
