domingo, 21 de julho de 2024
Pesquisar

Google lança novo recurso para filtrar resultados no buscador em desktop

Imagem: PK Studio / Shutterstock.com

Novos ícones são mostrados no topo da página de resultados e podem ser adicionados cumulativamente

O Google redesenhou a parte superior da página do buscador para incluir uma lista de “tópicos” relacionados à pesquisa. Anteriormente, você podia filtrar resultados pelas abas “Notícias”, “Imagens” e “Vídeos”, por exemplo. Agora, além desses botões, você tem a opção de selecionar outros especificadores para melhorar sua busca.

Provavelmente, você já tinha observado esse recurso no celular. Afinal, a big tech tinha liberado essa ferramenta para dispositivos móveis em dezembro. Agora, a novidade de filtrar resultados chegou aos desktops!

Segundo o The Verge, esse lançamento foi gradual e começou pelos Estados Unidos. Mas, agora, parece estar disponível globalmente. Veja abaixo como aparece no Brasil:

Como é possível observar a partir do print, ao pesquisar um tópico amplo, o Google te dá opções para refinar sua busca. No caso, a pesquisa por “bicicleta” inclui os seguintes termos: “femininas”, “infantil”, “aro 29”, “Caloi” e “Aro 26”. Quando você clica em uma dessas palavras, o buscador inclui ela ao termo inicial. Além disso, cada balão que você clica é adicionado cumulativamente à busca. Por exemplo, “bicicleta” + “feminina” + “Caloi”.

O Google concluiu o lançamento do novo design na mesma semana em que lançou oficialmente a Search Generative Experience (SGE). Esse recurso experimental coloca uma resposta gerada por inteligência artificial no topo da página de resultados, de maneira similar ao que o Bing faz com o ChatGPT atualmente.

Apesar de os novos ícones de tópicos não serem tão emocionantes quanto IA, eles podem facilitar o uso do buscador. Por um lado, eles adicionam a facilidade de clicar ao invés de digitar. Por outro, eles ajudam a tornar as buscas mais assertivas quando não obtemos resultados exatos de primeira.

*Com informações olhardigital


Descubra mais sobre Manaustime

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe o seu Comentário

Google lança novo recurso para filtrar resultados no buscador em desktop

plugins premium WordPress