sábado, 7 de dezembro de 2024
Pesquisar

Fifa abre processo contra presidente da federação espanhola

Foto reprodução

Luis Rubiales beijou jogadora durante comemoração do título da Copa

O Comitê Disciplinar da Fifa abriu um processo disciplinar contra Luis Rubiales, presidente da federação espanhola, após o dirigente beijar a jogadora Jenni Hermoso durante a comemoração pelo título da Espanha na Copa do Mundo de futebol feminino, informou, nesta quinta-feira (24), a entidade que dirige o futebol mundial.

O incidente – que aconteceu enquanto Rubiales entregava às jogadoras as medalhas de ouro após trinfarem por 1 a 0 na decisão no último domingo (20) – gerou indignação dentro e fora da Espanha, com Hermoso dizendo que tais atos “nunca deveriam ficar impunes”.

“O Comitê Disciplinar da Fifa informou hoje a Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, que está abrindo um processo disciplinar contra ele com base nos eventos ocorridos durante a final da Copa do Mundo feminina”, diz o comunicado.

“Os eventos podem constituir violações do artigo 13, parágrafos 1 e 2, do Código Disciplinar da Fifa”.

O artigo 13 do código trata de “comportamento ofensivo” de jogadores e dirigentes, particularmente da “violação das regras básicas de conduta decente” e do “comportamento de uma forma que traga descrédito ao desporto”.

Rubiales, que inicialmente chamou seus críticos de “idiotas”, divulgou um pedido de desculpas em vídeo no final da última segunda-feira (21), mas não conseguiu conter o alvoroço.

A segunda vice-primeira-ministra em exercício da Espanha, Yolanda Díaz, pediu a renúncia de Rubiales porque “sem dúvida [ele] atacou uma mulher”.

A liga espanhola de futebol feminino, Liga F, defendeu a saída de Rubiales e disse ter apresentado uma queixa ao presidente do Conselho Superior do Desporto (CSD) pelas suas “ações e comportamento muito graves”.

Hermoso, que disse após a final não ter gostado do beijo de Rubiales, acrescentou na última quarta-feira (23) que o sindicato FUTPRO e sua agência TMJ estavam defendendo seus interesses sobre a questão.

“Estamos trabalhando para garantir que atos como o que vimos nunca fiquem impunes, que sejam sancionados e que sejam adotadas medidas exemplares para proteger as jogadoras de futebol de ações que acreditamos serem inaceitáveis”, afirmou ela.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Deixe o seu Comentário

Fifa abre processo contra presidente da federação espanhola

plugins premium WordPress