quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar

Estiagem se agrava no Amazonas e mais 14 estados brasileiros; confira

Foto: Marcos Vicentti/Secom AM
Foto: Marcos Vicentti/Secom AM

O monitoramento mostrou que a região Norte teve a situação mais severa e registrou seca extrema.

A seca se intensificou em 15 estados brasileiros entre junho e julho de 2024, de acordo com o Monitor de Secas, divulgado nesta segunda-feira (2). Além disso, o fenômeno voltou a ser registrado em quatro estados do Nordeste — Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe — que não apresentavam seca anteriormente. Apenas Rio Grande do Sul e Santa Catarina ficaram livres da seca em julho, enquanto em outros quatro estados e no Distrito Federal a situação permaneceu estável.

Os estados onde a seca se agravou são Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins. O monitoramento apontou que a região Norte enfrenta as condições mais severas, com seca extrema, enquanto o fenômeno se expandiu por todas as regiões do país.

Oito estados e o Distrito Federal registraram seca em 100% de seus territórios em julho: Acre, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e Tocantins. No Amazonas, que lidera a área total afetada, o governador Wilson Lima declarou situação de emergência e emergência em saúde pública em todos os 62 municípios devido à estiagem.

Entre junho e julho, a área total afetada pela seca aumentou de 5,96 milhões para 7,04 milhões de km², o que representa 83% do território brasileiro. O Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden) classificou a seca atual, que se estende desde 2023, como “a mais intensa da história recente” do Brasil.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Deixe o seu Comentário

Estiagem se agrava no Amazonas e mais 14 estados brasileiros; confira

plugins premium WordPress