domingo, 21 de julho de 2024
Pesquisar

Cerca de 400 quelônios e tartarugas são apreendidos no interior do Amazonas

(Foto: Divulgação/PC-AM)
(Foto: Divulgação/PC-AM)

Entre as espécies resgatadas estão quelônios, tartarugas, tracajá, catolé e iaçá

Cerca de 400 quelônios e tartarugas  são apreendidos e devolvidos ao seu habitat natural, no rio Juruá (a 674 quilômetros de Manaus). Entre as espécies resgatadas estão quelônios, tartarugas, tracajá, catolé e iaçá.

Segundo o delegado Rafael Bruno, da 70ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), a operação foi iniciada após receber denúncias sobre a prática ilegal. As equipes se deslocaram a oito comunidades ribeirinhas para investigar e confirmaram o crime.

“Apesar das dificuldades de acesso ao rio e à mata, conseguimos localizar vários currais com os animais. Muitos currais continham em média 20 tartarugas, pesando mais de 50 quilos cada”, explicou o delegado.

De acordo com as informações, não foram encontradas pessoas no local, apenas os animais. As comunidades, cientes da ilegalidade, contaram com informantes que alertaram sobre a chegada das equipes policiais, levando os infratores a fugirem.

“Foram apreendidas aproximadamente 200 tartarugas e 200 outros quelônios, incluindo tracajá, catolé e iaçá. Infelizmente, constatamos que muitos animais estavam em estado fraco e alguns já haviam falecido antes de serem devolvidos ao rio”, detalhou Bruno Rafael.

Os procedimentos criminais já foram iniciados e a investigação continua para identificar os responsáveis. Todo o processo será encaminhado à Justiça, visando não apenas a responsabilização criminal, mas também a aplicação de multas ambientais que podem chegar a 20 salários mínimos por animal.

O delegado Rafael Bruno salienta que a equipe de investigação da 70ª DIP de Juruá, sempre estará de prontidão para diligenciar toda e qualquer tipo de ocorrência no município, para sempre levar a sensação de segurança para a população da cidade.


Descubra mais sobre Manaustime

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe o seu Comentário

Cerca de 400 quelônios e tartarugas são apreendidos no interior do Amazonas

plugins premium WordPress