24/12/2025
Pesquisar

Visa Manaus conclui operação ‘Natal com Saúde’ com 688 quilos de alimentos apreendidos e descartados

Visa Manaus conclui operação ‘Natal com Saúde’
Foto DIvulgação

A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), concluiu, nesta terça-feira, 23/12, a operação “Natal com Saúde”, que fiscalizou alimentos vendidos em supermercados e hipermercados da capital amazonense.

Desde o dia 18, data de início da operação, a “Natal com Saúde”, coordenada pela Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) da Visa Manaus, inspecionou 25 estabelecimentos em todas as zonas da cidade, resultando em nove locais autuados e na inutilização e descarte de 688 quilos de alimentos em condições impróprias para o consumo humano. Também foram feitas orientações sobre as boas práticas sanitárias para funcionários e o público.

“Esta é uma iniciativa já tradicional da Prefeitura de Manaus, que busca criar um ambiente seguro para as famílias comprarem os alimentos típicos das festas de fim de ano. Nossos fiscais verificaram aspectos como a adequação das instalações e equipamentos utilizados para manipulação e exposição dos alimentos, a presença das informações obrigatórias nas embalagens, o cumprimento dos prazos de validade, e vários outros”, explica a diretora da Vigilância municipal, Maria do Carmo Leão.

Dentre as principais irregularidades sanitárias constatadas pela equipe da Gevali, a maior foi a presença de carnes de diversos tipos em estado de descongelamento. “Isso acontece por vários fatores: quedas de energia, excesso de produtos acondicionados nos freezers, portas que são deixadas abertas com frequência pelos consumidores. É muito importante verificar, sempre, esses detalhes na hora de comprar os alimentos. Os congelados não devem, em hipótese alguma, apresentar sinais de descongelamento, como partes moles. Se você encontrar um produto nessas condições, informe o estabelecimento e não o adquira”, aconselha a diretora Maria do Carmo.

Alimentos acondicionados de forma imprópria, como polpas de fruta colocadas ao lado de carnes, e produtos sem informações adequadas sobre procedência e validade, também foram recolhidos e descartados pelos fiscais.

Para a pedagoga Pollyana Góes, de 41 anos, ações como a “Natal com Saúde” proporcionam uma sensação de segurança para o consumidor. “A fiscalização, do meu ponto de vista, é primordial. Eu fico feliz quando vejo operações como essa, porque a gente percebe que há um cuidado com a nossa saúde, e isso é muito importante, ainda mais sendo uma época com muitas reuniões de família”, afirma.

Um sentimento resumido pela aposentada Marlene da Silva, de 75 anos. “Eu acho ótimo, porque às vezes os alimentos não estão com uma cara muito bonita, aí a gente compra e depois se arrepende”.

Monitoramento

Desde 2021, a operação “Natal com Saúde” vem produzindo resultados expressivos no monitoramento da segurança dos alimentos em Manaus. Naquele ano, foram fiscalizados 50 estabelecimentos, dos quais 5 foram autuados por irregularidades sanitárias constatadas durante as inspeções; 793 quilos de alimentos em condições impróprias para o consumo humano foram apreendidos, inutilizados e descartados.

Em 2022, foram fiscalizados 31 supermercados, dos quais 15 foram autuados; 2 toneladas de alimentos foram retiradas de circulação.

Já em 2023, a Visa Manaus chegou a um total de 64 estabelecimentos fiscalizados e 12 autuações, bem como a um número recorde de 7,3 toneladas de alimentos sendo apreendidos e descartados.

Em 2024, foram 63 locais fiscalizados e 11 autuações; o total de alimentos tirados de circulação foi de uma tonelada.

Recomendações de segurança

A Visa Manaus orienta que, na hora da compra, o consumidor verifique sempre a data de validade e a integridade da embalagem. Os alimentos gelados e congelados devem ser pegos por último. Os congelados não podem apresentar partes moles, indicando descongelamento, nem alterações na textura.

Para higienização de frutas e legumes, a orientação é que sejam bem lavadas em água corrente, sem uso de sabão ou detergente, permanecendo de molho em solução de água sanitária (uma colher de sopa para cada litro de água) por 15 minutos e depois enxaguadas.

Em relação ao descongelamento, a Visa alerta que os alimentos devem ser descongelados na geladeira, nunca em temperatura ambiente e que os marinados devem ser mantidos refrigerados até a hora de serem levados para o cozimento.

Comuns na ceia de fim de ano, as aves devem ser cozidas por, no mínimo, uma hora, e o pernil, por pelo menos duas horas. No preparo, deve-se utilizar água potável.

Para facilitar o descongelamento, a Visa orienta que os alimentos sejam congelados em porções menores, bem embalados, e em freezer com temperatura de -18ºC. Alimentos que já foram descongelados não devem ser congelados novamente.

Na hora do preparo, a orientação é que sejam utilizados utensílios (faca, tábua) diferentes para alimentos crus e cozidos, devendo-se também evitar o contato entre os crus e os preparados.

Além disso, as mãos devem ser bem lavadas antes de manusear os alimentos e as sobras devem ser guardadas na geladeira em, no máximo, duas horas após a refeição.

A falta de cuidados com os alimentos traz risco de doenças, algumas fatais. Entre os sintomas de doenças transmitidas por alimentos, estão dor abdominal, diarreia, náuseas, calafrios, febre e dor de cabeça.

Os sinais podem aparecer entre 30 minutos e 15 dias após o contato com alimentos impróprios, que estejam, por exemplo, contaminados por bactérias como Salmonella ou Escherichia coli.

Caso a pessoa apresente algum sintoma de contaminação alimentar, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Serviço

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Visa Manaus conclui operação ‘Natal com Saúde’ com 688 quilos de alimentos apreendidos e descartados