Investigação aponta fraude em processos ambientais usados para legalizar minério extraído de forma criminosa.
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda-feira (8) a Operação Ouro Negro, ação de combate ao garimpo ilegal dentro da Terra Indígena Yanomami, que se estende por áreas de Roraima. A ofensiva cumpre 13 mandados de busca e apreensão em quatro estados: Roraima, Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, foi determinado o bloqueio de R$ 265 milhões em bens e valores das empresas investigadas, além da suspensão imediata de suas atividades econômicas.
De acordo com a PF, as investigações identificaram um esquema de fraude em processos ambientais, utilizados para dar aparência de legalidade à extração mineral ilícita. A perícia apontou a emissão irregular de licenças e autorizações que serviam para “esquentar” o minério, especialmente a cassiterita retirada ilegalmente de áreas de proteção.
O caso ganhou força após a apreensão de duas toneladas de cassiterita em Boa Vista (RR), que revelou indícios de ligação com empresas de diferentes estados. A logística do transporte fluvial e rodoviário no Amazonas foi citada como parte do caminho usado para escoar o minério.
A operação ocorre no âmbito da Operação Libertação, em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no processo da ADPF 709, que determinou ações efetivas para retirar invasores da Terra Yanomami e garantir a preservação do território.
A Terra Yanomami é a maior do Brasil, com 9,6 milhões de hectares, abrangendo áreas de Roraima e Amazonas. Nos últimos anos, lideranças indígenas vêm denunciando os graves impactos do garimpo ilegal, como a destruição de rios, contaminação por mercúrio e ameaças à sobrevivência das comunidades.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.