Solicitação partiu da Advocacia-Geral da União (AGU) na última segunda-feira (18)
A Advocacia-Geral da União (AGU) deu 72 horas para a Meta excluir robôs de inteligência artificial que simulam a aparência infantil e realizam diálogos com conteúdo sexual.
A solicitação foi enviada na última segunda-feira (18) e abrange as contas do Instagram, Facebook e WhatsApp da empresa.
Além de solicitar a exclusão dos chatbots, a AGU cobra da Meta esclarecimentos sobre as medidas adotadas para impedir que crianças e adolescentes tenham acesso a conteúdos sexuais e eróticos.
No documento enviado ao Facebook e Instagram, a AGU informou que chatbots criados por meio da ferramenta Meta IA Studio promovem a erotização infantil.
O órgão também destacou que as plataformas da Meta podem ser acessadas por menores a partir dos 13 anos e não possuem mecanismos eficazes para verificar a idade de usuários entre 13 e 18 anos.
“Tais chatbots têm potencialidade de alcançar um público cada vez mais amplo nas plataformas digitais, especialmente nas redes sociais da Meta, ampliando de forma exponencial o risco do contato de menores de idade com material sexualmente sugestivo e potencialmente criminoso”, relata a AGU no ofício enviado à Meta.
Adultização
O debate sobre um ambiente seguro na internet para crianças e adolescentes vai ao Plenário da Câmara dos Deputados ainda nesta semana, de acordo com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
A proposta, do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), já foi aprovada no Senado e chegou à Câmara em dezembro de 2024.
O assunto voltou a ser foco depois que o influenciador e youtuber Felca divulgou um vídeo falando sobre a adultização nas redes sociais, denunciando alguns casos de pessoas que estão lucrando a partir da exposição de menores de idade na internet.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.