empresa Eucatur, responsável pela linha, já foi autuada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) abriu investigação para apurar denúncias de discriminação contra pessoas com deficiência (PCDs) no transporte coletivo de Manaus, especialmente na linha 676. O procedimento foi instaurado pelo promotor Vitor Moreira da Fônseca, da 42ª Promotoria de Justiça dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (Prodhid).
A investigação teve início após a Notícia de Fato nº 01.2024.00008152-8, que relata episódios recorrentes de constrangimento e recusa de embarque de PCDs por motoristas da linha em questão. A empresa Eucatur, responsável pela linha, já foi autuada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), mas, segundo novas denúncias apresentadas à Ouvidoria-Geral do MPAM, as práticas discriminatórias continuaram.
“Recebemos a denúncia de uma pessoa com deficiência que estava sendo sistematicamente discriminada pela linha de ônibus e estamos cobrando as medidas administrativas e cíveis de responsabilização da empresa”, afirmou o promotor.
O Ministério Público solicitou esclarecimentos da Eucatur sobre as providências adotadas para a capacitação dos motoristas e a prevenção de novas violações aos direitos das pessoas com deficiência. A investigação busca assegurar o cumprimento da Lei nº 10.098, que garante a acessibilidade no transporte público e proíbe quaisquer barreiras que dificultem a participação social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.