Decisão se deu por uma cena do longa que mostra uma área do país asiático reivindicada pela China como se fosse território chinês
O Vietnã baniu a distribuição e a exibição do filme “Barbie” nos cinemas do país, segundo informações divulgadas pelo jornal vietnamita Dan Trinesta 2ª feira (3.jul.2023). A decisão se deu depois de uma cena do longa-metragem mostrar –em um mapa– uma área do Vietnã reivindicada pela China como se fosse parte do território chinês.
“O conselho de revisão de filmes viu e tomou a decisão de proibir a exibição do longa no Vietnã devido a uma violação da “linha de 9 pontos”. Temos um conselho para seguir os regulamentos, se algum filme violar, será “banido”, disse Vi Kien Thanh, diretor do Departamento de Cinema, ao Dan Tri.
A “linha de 9 pontos” é usada em mapas chineses para ilustrar a área –rica em petróleo e gás– reinvindicada pela China. A região demarcada pela linha inclui faixas que o Vietnã considera como parte de seu território.
Em 1947, a China reivindicou o local mas não apresentou nenhuma solicitação formal. Em 2016, o Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia determinou que o país asiático não pussui bases legais nem direitos históricos para reivindicar a região. Pequim não reconhece a decisão.
O longa-metragem da Warner não é o 1º filme a ser banido no país por violar a “linha dos 9 pontos”. Em 2019, o Vietnã cancelou a animação “Abominable” da DreamWorks pelo mesmo motivo. Em 2021, a Netflix teve que remover o drama “Pine Gap” do catálogo no país.
O filme, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, está marcado para estrear nos cinemas em 20 de julho.
*Com informações poder360
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.