O vulcão mais alto da Eurásia despertou com explosões e rios de lava horas após o poderoso tremor
O vulcão Klyuchevskoy, o mais alto e ativo da Eurásia, entrou em erupção nesta quarta-feira (30), poucas horas após um terremoto de magnitude 8.8 sacudir a península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia.
A montanha de 4.850 metros começou a expelir cinzas, lava e rochas incandescentes, com explosões ouvidas a quilômetros de distância, segundo a agência estatal russa RIA.
Cena de fim do mundo na Península
Imagens mostram rios de lava descendo pela encosta oeste do vulcão, enquanto um brilho intenso ilumina a noite siberiana. A erupção ocorre em uma região já em estado de emergência devido ao terremoto – o 8º mais forte do século – e a tsunamis que atingiram o Japão e o Havaí.
A lava foi vista fluindo em direção somente a áreas despovoadas, por enquanto. Coluna de fumaça atinge 6 km de altura, segundo monitoramento. Comunidades rurais em alerta por possível queda de material vulcânico.
Terremoto, tsunami e vulcão
O tremor ocorreu a apenas 20 km de profundidade no Mar de Bering, na zona de subducção entre as placas do Pacífico e Okhotsk. Especialistas afirmam que o abalo pode ter desestabilizado o vulcão, que já apresentava atividade crescente desde abril.
“É como se a Terra tivesse soltando um grito de dor nessa região”, disse o vulcanólogo Ivan Petrov, do Serviço Geológico Russo.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.