Porto de Autazes está com fissuras, disse morador em vídeo
Um morador de Autazes (a 111 quilômetros de Manaus) divulgou vídeo nesta terça-feira (8) nas redes sociais em que mostra rachadura no terreno do porto do município. A fissura se estende pela escadaria até a beira do rio. O morador fala em risco de desabamento. No local há barcos, balsas e flutuantes utilizados como moradia. O município de Autazes fica no Rio Madeira.
“Tá tudo rachado […] vai ter o fenômeno de terra caída aqui, já está avisado já. O fenômeno vai acontecer aqui também. Está rachada toda, essa região aqui [do porto de Autazes]”, diz o morador.
A Defesa Civil do Estado do Amazonas informou que o monitoramento da área é de responsabilidade da Defesa Civil Municipal de Autazes, mas que entrou em contato com as autoridades locais para colaborar nas medidas necessárias e oferecer apoio técnico.
Veja nota completa
A Defesa Civil do Estado do Amazonas esclarece que o monitoramento da área é de responsabilidade da Defesa Civil Municipal de Autazes. A Defesa Civil Estadual já está em contato com as autoridades locais para colaborar nas medidas necessárias e oferecer todo o apoio técnico que for preciso.
O coordenador municipal informou também que está reunido neste momento com o Prefeito e o Secretário de Obras para realizar uma vistoria no local.
Manacapuru
Na segunda-feira (7), o barranco às margens do Rio Solimões desabou destruindo parcialmente o Porto Terra Preta no município de Manacapuru (a 70 quilômetros de Manaus). A terra atingiu embarcações e flutuantes, que foram soterrados.
Chamado de “terras caídas”, o fenômeno é um processo natural de erosão fluvial. A queda tem influência da seca dos rios e é comum na Amazônia.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.