terça-feira, 20 de maio de 2025
Pesquisar
>
Manaus
21 Mai
30°C
22 Mai
29°C
23 Mai
28°C
24 Mai
26°C
25 Mai
27°C
26 Mai
28°C
27 Mai
27°C
>
Manaus
21 Mai
30°C
22 Mai
29°C
23 Mai
28°C
24 Mai
26°C
25 Mai
27°C
26 Mai
28°C
27 Mai
27°C
Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wetter

Venezuelanos asilados em embaixada da Argentina pedem ação urgente do governo Lula para deixar o país

Venezuelanos
Foto reprodução

Desde agosto de 2023, quando o regime de Nicolás Maduro expulsou os diplomatas argentinos.

Um grupo de opositores venezuelanos asilado desde março de 2024 na Embaixada da Argentina em Caracas enviou nesta segunda-feira (28) uma carta ao governo brasileiro solicitando providências urgentes para garantir sua saída segura da Venezuela. Os asilados acusam o Itamaraty de abandono diplomático e cobram a emissão de salvo-condutos que viabilizem a viagem para um terceiro país.

Desde agosto de 2023, quando o regime de Nicolás Maduro expulsou os diplomatas argentinos, a embaixada passou a ser representada e protegida pelo governo brasileiro. No entanto, segundo os asilados, mais de um ano após o início do impasse, a situação no interior da representação diplomática é insustentável.

“Completamos 404 dias desde que ingressamos nesta sede diplomática e mais de cinco meses sem eletricidade nem água encanada”, relata o grupo na carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Vivemos em condições que violam os direitos humanos, sob assédio policial constante.”

O grupo denuncia o que classifica como uma “clara violação” da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e acusa o Brasil de agir com negligência diante do caso. Os asilados também criticam o contraste entre a demora do governo brasileiro em resolver sua situação e a celeridade com que foi concedido asilo à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, condenada por lavagem de dinheiro em seu país.

“É difícil não notar a contradição na forma como o governo brasileiro tem tratado casos semelhantes, inclusive com pessoas condenadas por crimes graves”, afirma a carta. “Por que alguns recebem proteção imediata, enquanto nós somos condenados ao silêncio e ao esquecimento?”

Em apelo direto ao presidente Lula, os asilados pedem que o governo brasileiro pressione Caracas pela concessão de salvo-condutos, conforme prevê a Convenção de Caracas sobre Asilo Diplomático. “Presidente Lula, já esperamos há mais de um ano por uma ação concreta que garanta nossa saída segura”, concluem os signatários.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Deixe o seu Comentário

Venezuelanos asilados em embaixada da Argentina pedem ação urgente do governo Lula para deixar o país

plugins premium WordPress