Governo de Nicolás Maduro alegou ao Itamaraty que a medida se deve à realização de exercícios militares previstos na operação ‘Escudo Bolivariano 2025’
A Venezuela determinou o fechamento da fronteira com o Brasil, em Pacaraima (RR), na manhã desta quarta-feira 22 para exercícios militares previstos na operação “Escudo Bolivariano 2025”. O governo de Nicolás Maduro justificou ao Itamaraty que o fechamento foi uma medida de segurança. Com isso, o tráfego de pedestres e veículos está proibido.
Esta é a segunda vez que a passagem entre os países é fechada por autoridades venezuelanas. A primeira foi em 10 de janeiro, quando Maduro tomou posse para mais um mandato – a fronteira foi reaberta três dias depois. De acordo com o país vizinho, a divisa será liberada nesta quinta-feira 23.
“Os brasileiros que tenham necessidade de cruzar para o lado venezuelano devem, por medida de segurança, abster-se de fazê-lo até a reabertura da fronteira”, orientou o Itamaraty, em nota divulgada no fim da tarde. A Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira disse em comunicado que segue monitorando a área.
A mobilização na divisa com o Brasil inclui forças armadas, instituições de segurança civil e Unidades de Reação Rápida (URRA), que atuam na proteção de infraestruturas críticas e no reforço da segurança em cidades e fronteiras. Cones foram colocados no trecho que liga os dois países. Na internet, circulam imagens de viaturas venezuelanas em solo brasileiro.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Mais
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.