Governo diz que medida faz parte de redistribuição de recursos.
O ditador venezuelano Nicolas Maduro comunicou nesta segunda-feira, 13, que encerrará as atividades de suas embaixadas na Noruega e na Austrália, ao mesmo tempo em que abrirá novas representações diplomáticas em Burkina Faso e no Zimbábue. A decisão faz parte de uma reestruturação estratégica do serviço de relações exteriores, após semanas de tensões crescentes com os Estados Unidos.
Segundo o governo do presidente Nicolás Maduro, os fechamentos fazem parte de uma “redistribuição estratégica de recursos”, e os serviços consulares para venezuelanos residentes na Noruega e na Austrália serão mantidos por outras missões diplomáticas, cujos detalhes devem ser divulgados nos próximos dias.
O Ministério das Relações Exteriores da Noruega confirmou o recebimento da notificação sobre o fechamento da embaixada venezuelana, mas não explicou os motivos. Em Oslo, a Noruega não mantém uma embaixada em Caracas, tratando de seus assuntos locais por meio de sua representação na Colômbia. Um porta-voz do ministério declarou à Reuters que considera a decisão “lamentável”, mas afirmou que o país deseja manter o diálogo com a Venezuela aberto.
O anúncio da Venezuela ocorre poucos dias depois que o Comitê do Nobel concedeu à líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, o Prêmio Nobel da Paz 2025 por sua luta pela democracia no país sul-americano. Machado dedicou o prêmio ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump.
A Noruega reforçou que o Prêmio Nobel é independente do governo norueguês, e quaisquer questionamentos sobre o reconhecimento da líder da oposição devem ser tratados pelo próprio Comitê Nobel. Kristian Berg Harpviken, secretário do órgão, afirmou que o fechamento da embaixada venezuelana não interfere na premiação, destacando que Machado é uma vencedora digna do Nobel da Paz.
Até o momento, a embaixada venezuelana em Oslo não se pronunciou oficialmente sobre o fechamento. Tentativas de contato por telefone e email não obtiveram resposta, e os números divulgados no site da embaixada não foram atendidos fora do horário comercial.
*Com informações da Reuters
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.