O corpo do pontífice foi trasladado da Capela da Casa Santa Marta à Basílica de São Pedro em procissão solene.
O velório do papa Francisco teve início na manhã desta quarta-feira (23/4), na Basílica de São Pedro, e já atrai multidões. Diante da presença massiva de fiéis, que enfrentam filas com horas de espera, o Vaticano avalia estender o horário de visitação para além da meia-noite (horário local).
“Dada a elevada afluência de fiéis que deseja prestar homenagem ao Santo Padre, não está descartada a possibilidade de estender o horário de funcionamento da Basílica do Vaticano além do horário estabelecido de 0h (hora local, 19h de Brasília)”, informou a Santa Sé em comunicado.
Cerimônia de translado e visitação
O corpo do pontífice foi trasladado da Capela da Casa Santa Marta à Basílica de São Pedro em procissão solene, liderada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana. A cerimônia começou às 9h (3h de Brasília), com oração e Liturgia da Palavra, seguida pela abertura da visitação pública.
Missa das Exéquias e sepultamento
A Missa das Exéquias acontecerá no sábado (26), às 10h (5h de Brasília), no átrio da Basílica de São Pedro. A celebração será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, e marcará o início do Novendiali, período de nove dias de luto e orações.
Após os ritos solenes da Última Commendatio e da Valedictio, o caixão será levado à Basílica de Santa Maria Maior, onde ocorrerá o sepultamento do pontífice.
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.