31/08/2025
Pesquisar
Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wetter

Ucrânia: ataque com drones provoca incêndio em usina nuclear russa

Ucrânia ataca com drones
Foto reprodução/sputnik_brasil

Ofensiva marca o Dia da Independência ucraniana em meio a impasse nas negociações de paz e aumenta tensões na fronteira com a Rússia.

Ucrânia lançou neste domingo (24) uma série de ataques com drones contra a Rússia, que provocaram um incêndio em uma usina nuclear. A ação coincidiu com as celebrações do Dia da Independência ucraniana, em um momento de frustração com o avanço das negociações de paz com o governo de Vladimir Putin.

Nos últimos dias, houve intensa movimentação diplomática, incluindo a tentativa do presidente dos EUA, Donald Trump, de intermediar uma reunião entre Putin e Volodymyr Zelensky. Mas, na sexta-feira, Moscou descartou qualquer encontro imediato, esfriando as expectativas.

O conflito, que já dura três anos e meio e deixou dezenas de milhares de mortos, segue praticamente estagnado. Ainda assim, a Rússia tem obtido ganhos pontuais, como a conquista de duas vilas na região de Donetsk.

Como resposta, Kiev intensificou os ataques com drones em território russo. Um deles foi abatido sobre a Usina Nuclear de Kursk, no oeste da Rússia, onde explodiu ao cair e provocou um incêndio.

A administração da usina informou que as chamas foram controladas, sem vítimas ou aumento nos níveis de radiação.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) tem reiterado os alertas sobre os riscos de combates próximos a usinas nucleares desde a invasão russa em larga escala, iniciada em fevereiro de 2022.

Moscou relatou ainda a derrubada de drones em regiões distantes da linha de frente, como São Petersburgo. No porto de Ust-Luga, no Golfo da Finlândia, dez drones foram abatidos, mas um deles atingiu um terminal de combustíveis da Novatek, provocando incêndio, segundo o governador regional Aleksandr Drozdenko.

Com um exército menor e menos equipado, a Ucrânia tem feito do uso de drones uma de suas principais estratégias, especialmente contra a infraestrutura de petróleo — alvo considerado vital para reduzir as receitas de guerra de Moscou. Desde o início desses ataques, os preços de combustíveis na Rússia dispararam.

Na madrugada de domingo, a Ucrânia foi alvo de um ataque russo com míssil balístico e 72 drones kamikaze iranianos Shahed. Segundo a força aérea, 48 foram derrubados.

Um ataque com drone matou uma mulher de 47 anos na região de Dnipropetrovsk, de acordo com autoridades locais.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Ucrânia: ataque com drones provoca incêndio em usina nuclear russa

plugins premium WordPress