Aiatolá afirmou que os israelenses ‘cometeram um erro’ ao bombardear o país
A plataforma de mídia social Twitter/X suspendeu, nesta segunda-feira, 28, um perfil ligado ao líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, que compartilhava mensagens em hebraico.
Durante a manhã, a rede social informou que suspende as contas que violam suas regras. No entanto, em menos de 24 horas, o Twitter/X reativou a conta do aiatolá.
A suspensão ocorre depois dos primeiros contra-ataques aéreos de Israel contra o Irã, em resposta a um ataque de Teerã em Tel-Aviv, realizado em 1º de outubro.
Khamenei disse, em discurso no domingo 20, que a contraofensiva de Israel — em resposta ao ataque de mísseis balísticos do Irã — não deve ser exagerada nem minimizada.
Uma das publicações da conta recém-restaurada dizia que “os sionistas estão cometendo um erro de cálculo em relação ao Irã”. “Faremos com que entendam que tipo de força, capacidade, iniciativa e vontade a nação iraniana possui”, escreveu.
As regras do Twitter/X proíbem conteúdo de “entidades violentas e odiosas”, mas as diretrizes fazem uma exceção para postagens de entidades estatais ou governamentais. Não houve comentário imediato do Twitter/X nem do proprietário, Elon Musk, sobre o assunto.
Outros perfis operados por Khamenei, como nos idiomas persa, árabe e inglês, permaneceram ativos sem nenhuma intercorrência, apesar de compartilharem conteúdos semelhantes aos publicados na conta em hebraico.
Líder supremo do Irã já foi suspenso de outras redes sociais
Em fevereiro, as plataformas Facebook e Instagram removeram contas associadas ao líder iraniano por causa de seu apoio expresso ao Hamas, depois do ataque do grupo terrorista a Israel em 7 de outubro de 2023.
A operação resultou em cerca de 1,2 mil mortes e levou ao sequestro de aproximadamente 250 reféns. De lá para cá, Israel começou uma operação militar em Gaza.
Nenhum comentário oficial foi emitido por autoridades iranianas nem israelenses sobre a suspensão da conta de Khamenei no Twitter/X. Assim como a rede social de Elon Musk, o Facebook está oficialmente bloqueado no Irã há anos. Os cidadãos que procuram acessá-las geralmente recorrem a redes privadas virtuais (VPNs) para contornar essas restrições.
Em meio ao conflito, relatos sugerem que o Irã se prepara para a sucessão do aiatolá. Khamenei, agora com 85 anos, enfrentaria sérios problemas de saúde, o que levou a especulações sobre quem poderá lhe suceder como Líder Supremo do país, segundo o jornal norte-americano The New York Times.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.