07/01/2026
Pesquisar

Trump descarta eleições na Venezuela nos próximos 30 dias

Trump descarta eleições na Venezuela
(Photo by Joe Raedle/Getty Images)

Militares dos EUA capturaram e prenderam o presidente venezuelano Nicolás Maduro e a esposa dele, Cilia Flores, no sábado (3/1)

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira (5/1), que não haverá eleições na Venezuela nos próximos 30 dias. Ele deu a declaração durante entrevista à NBC News.

“Primeiro precisamos consertar o país. Não dá para ter eleição. Não há a menor chance de as pessoas sequer votarem. Não (sobre eleições), vai levar um tempo. Precisamos cuidar para que o país se recupere”, disse ele.

Trump detalhou que os Estados Unidos podem subsidiar o trabalho das empresas petrolíferas para reconstruir a infraestrutura da Venezuela em um projeto que, segundo ele, poderia levar menos de 18 meses.

“Acho que podemos fazer isso em menos tempo, mas vai custar muito dinheiro (…). Uma quantia enorme terá que ser gasta, e as companhias petrolíferas vão gastar, e depois serão reembolsadas por nós ou através da receita”, comentou Trump.

Captura de Maduro

O presidente venezuelano Nicolás Maduro e a esposa, Cilia Flores, foram capturados por militares norte-americanos, no sábado (3/1), e levados para os Estados Unidos, onde estão presos.

Maduro está detido no Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, em Nova York, conhecido como “a prisão dos famosos”, onde permanecerá enquanto aguarda julgamento. Ele é acusado de narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas.

A vice de Maduro, Delcy Rodríguez, assumiu nesta segunda, interinamente, a Presidência da Venezuela.

Trump no comando

Na mesma entrevista desta segunda, ao ser questionado sobre quem está no comando da Venezuela, apesar da posse de Delcy, Trump declarou: “Eu”.

Antes disso, ele citou, pela primeira vez, que um grupo do alto escalão do governo norte-americano participa das decisões sobre o país vizinho. Segundo Trump, estão envolvidos o secretário de Estado, Marco Rubio, o secretário da Defesa, Pete Hegseth, o vice-chefe de gabinete da Casa Branca, Stephen Miller, e o vice-presidente, JD Vance. O republicano disse que cada um deles tem “especialidades diferentes” nesse processo.

Perguntado se está em guerra com a Venezuela, o mandatário norte-americano negou: “Estamos em guerra com quem vende drogas. Estamos em guerra com quem esvazia suas prisões em nosso país, com seus viciados em drogas e com seus hospitais psiquiátricos”.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Trump descarta eleições na Venezuela nos próximos 30 dias