Presidente promete tarifas e reforço militar à Ucrânia.
O presidente americano, Donald Trump, fez um discurso nesta segunda-feira (14) ao lado do secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, após um encontro na Casa Branca.
Durante a coletiva, Trump anunciou que o governo dos EUA pode aplicar sanções de até 100% aos russos se não houver uma resolução no conflito contra a Ucrânia. Ele também mencionou um projeto no Congresso que pode resultar em tarifas secundárias de até 500% sobre produtos russos.
Na mesma declaração, Trump e Rutte confirmaram o envio de mais armamentos para Kiev, apoiado pelos países europeus, sem financiamento dos Estados Unidos.
Rutte destacou que essa é apenas a primeira onda de envios, enquanto os dois líderes reafirmaram o compromisso dos países da Otan em aumentar investimentos militares, destinando de 2% a 5% de seus PIBs para essa iniciativa.
Enquanto discussões sobre um cessar-fogo estão em andamento, o Kremlin continua seus ataques contra a Ucrânia, realizando uma das maiores ofensivas desde 2022, resultando em morte de civis e uso intensivo de drones e mísseis.
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
