segunda-feira, 8 de julho de 2024
Pesquisar

Tratamento dos EUA de incidente com balão é “histérico”, diz principal diplomata da China

O suposto balão espião chinês deriva para o oceano depois de ser abatido ao largo da costa em Surfside Beach, Carolina do Sul, EUA, em 4 de fevereiro de 2023. REUTERS/Randall Hill

O principal diplomata da China, Wang Yi, disse neste sábado que a forma como os Estados Unidos lidaram com o incidente com o balão foi “inimaginável” e “histérica” – um ato “absurdo” que violou as normas internacionais.

“Há tantos balões em todo o mundo, então os Estados Unidos vão abater todos eles?”, disse Wang, diretor do Escritório da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), na Conferência de Segurança de Munique.

Um suposto balão de vigilância chinês, que Pequim nega ser um navio espião do governo, passou uma semana sobrevoando os Estados Unidos e o Canadá antes de ser abatido na costa do Atlântico no início deste mês por ordens do presidente dos EUA, Joe Biden.

O incidente, que levou o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, a adiar uma visita planejada no início deste mês a Pequim, agravou ainda mais as relações já tensas entre Washington e Pequim.

Wang estava respondendo a perguntas do moderador da conferência de Munique sobre o incidente, e foi perguntado se ele se envolveria com os delegados dos EUA presentes para restaurar a relação sino-americana. diálogo para uma trilha mais normal.

“Pedimos aos EUA que mostrem sua sinceridade e corrijam seus erros, enfrentem e resolvam este incidente, que prejudicou a relação sino-americana. relações”, disse.

“Esperamos que os EUA possam seguir uma política pragmática e positiva em relação à China e trabalhar com a China para pressionar a relação sino-americana. relações de volta à trilha do desenvolvimento saudável”.

Acredita-se que Blinken tenha considerado se encontrar com Wang nos bastidores da conferência, mas até o início do sábado nenhuma reunião desse tipo havia sido confirmada.

Blinken deve partir de Munique no domingo.

Sua visita a Pequim teria sido a primeira de um secretário de Estado dos EUA à China em cinco anos, e teria sido vista por ambos os lados como uma chance de estabilizar os laços bilaterais.

*Com informações reuters

Deixe o seu Comentário

Tratamento dos EUA de incidente com balão é “histérico”, diz principal diplomata da China

plugins premium WordPress