No Minecraft, World of Tanks e Roblox usuários defendem reinvindicações da Rússia, além de culpar o Ocidente pela guerra na Ucrânia
Conflitos armados são também guerras de narrativa. Por isso, divulgar a sua versão dos fatos é fundamental. O governo da Rússia, por exemplo, tem utilizado até mesmo os jogos online para fazer propaganda do seu regime na guerra contra a Ucrânia. É o que mostra uma reportagem do jornal The New York Times.
Propaganda da Rússia no mundo dos jogos
- No Minecraft, jogo da Microsoft, alguns usuários reencenaram a batalha de Soledar, cidade ucraniana capturada pelas forças russas em janeiro deste ano.
- Um vídeo do jogo chegou a ser publicado na rede social mais popular da Rússia, VKontakte.
- Já no World of Tanks, um jogo de guerra multiplayer, um jogador comemorou o 78º aniversário da derrota da Alemanha nazista em maio com uma recriação do desfile de tanques da União Soviética em Moscou, em 1945.
- E no RKoblox, popular plataforma de jogos, um usuário criou uma série de forças do Ministério do Interior russo para celebrar o Dia da Rússia, feriado nacional no país.
- Além desses jogos, plataformas como Discord e Steam se tornaram meios de propagação de propaganda russa, especialmente entre os mais jovens.
- No mundo virtual, os jogadores adotam a letra Z, símbolo das tropas de Moscou, e defendem as reivindicações territoriais russas na Crimeia e em outras regiões militarmente ocupadas, além de repetir declarações feitas pelo presidente Vladimir Putin culpando o Ocidente pelo conflito.
- “O mundo dos jogos é realmente uma plataforma que pode impactar a opinião pública, para alcançar um público, especialmente populações jovens”, afirma Tanya Bekker, pesquisadora da ActiveFence, empresa de segurança cibernética.
Alertas foram dados
- O presidente da Microsoft, Brad Smith, revelou em abril deste ano que as equipes de segurança da empresa identificaram esforços russos recentes “basicamente para penetrar em algumas dessas comunidades de jogos”.
- Ele disse que a Microsoft aconselhou governos sobre a situação, mas o caso não foi levado a sério.
- Já o chefe da equipe de análise de ameaças da Microsoft, Clint Watts, destacou que a força paramilitar russa conhecida como Grupo Wagner promoveu “narrativas malignas” no Discord e no Steam para apoiar as posições do Kremlin.
- Os mercenários também podem ter procurado encorajar novos alistamentos em função das baixas russas no campo de batalha.
- “A propaganda busca principalmente fazer Wagner e os militares russos parecerem legais e ameaçadores”, explica Watts.
Uso dos jogos para justificar a guerra
- Especialistas dizem ser claro o envolvimento do próprio governo russo na divulgação de propaganda pró-Moscou em jogos de videogame.
- Em junho, celebridades, músicos e pelo menos um funcionário do Kremlin fizeram um show no Minecraft celebrando o Dia da Rússia.
- Neste mês, Putin ressaltou o interesse do governo na indústria de jogos como uma ferramenta potencial para o governo incutir valores.
- Ele chamou isso de “um negócio colossal” em declarações a uma organização cívica que fundou em 2018 para se concentrar em questões sociais e econômicas da juventude.
- Um em cada quatro russos joga online, de acordo com dados do próprio governo da Rússia.
- “Um jogo deve ajudar uma pessoa a se desenvolver, ajudá-la a se encontrar, deve ajudar a educar uma pessoa tanto dentro da estrutura dos valores humanos universais quanto dentro da estrutura do patriotismo”, disse Putin.
Sanções também afetam os jogos, mas foram dribladas
- Após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022, a Microsoft anunciou que suspenderia novas vendas de produtos e serviços para os russos.
- No entanto, usuários do país encontraram maneiras de continuar jogando online e utilizar sites como Discord e Steam.
- Muitos dos exemplos da propaganda pró-Rússia estão em russo, sugerindo que o público-alvo está no próprio país ou entre falantes de russo em nações vizinhos, incluindo a prórpria Ucrânia.
- “A propaganda russa está tentando coisas novas para promover seu regime”, disse Artem Starosiek, chefe da Molfar, uma consultoria ucraniana que analisa ameaças online.
- Os pesquisadores da Molfar identificaram mais de uma dúzia de casos de propaganda russa no Minecraft, Roblox, World of Tanks e World of Warships, Fly Corp, Armored Warfare e War Thunder.
- Quase todos exaltaram a vitória soviética sobre a Alemanha nazista, um tema que Putin usa sistematicamente para justificar a invasão contra o território ucraniano.
- Com informações de The New York Times.
- .
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.