O rio parou de secar no Alto Solimões na primeira quinzena de outubro e agora começa o processo de cheia, segundo a pesquisadora em geociência Jussara Cury, do SGB (Serviço Geológico do Brasil). Em Manaus, o Rio Negro só deve começar a subir na segunda quinzena de novembro.
A seca atinge 604 mil pessoas no Amazonas, segundo boletim da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde) divulgado nesta segunda-feira (23). Cinquenta e nove municípios estão em situação de emergência, 1 cidade em alerta, nenhum em atenção e 2 em normalidade.
“Há uma estabilidade no processo de subida desde a região que alimenta o Solimões, como é o caso dos Andes e das estações monitoradas no Peru, que apresentam o mesmo comportamento devido as chuvas isoladas na região. Mas, para que a gente saia desse cenário de estiagem e passe à estabilidade e o processo de subida, que seria o início da cheia, precisamos também de chuvas distribuídas ao longo da bacia. Isso ainda não aconteceu”, disse Cury.
No sábado (21), o Rio Solimões alcançou 20 centímetros em Tabatinga, no extremo oeste do Amazonas, segundo dados da Proa (Praticagem dos Rios Ocidentais da Amazônia). Neste domingo (22), a lâmina d’água alcançou 47 centímetros. Em Santo Antônio do Içá, também no Alto Solimões, o rio subiu de 0.18 centímetros abaixo do ponto zero no sábado para 0.02 acima da marcação no domingo.
“Há um processo de recuperação da calha do Rio Solimões, desde a região a montante. Na semana passada, Tabatinga começou a subir, subiu de forma até com certa elevação. E agora podemos afirmar que a estiagem no alto Solimões se encerrou na primeira quinzena de outubro. Agora é um processo de recuperação. Assim, hoje a subida foi na ordem de 30 centímetros. Foi uma subida até com certa elevação e, de certa forma, com estabilidade”, disse Cury.
Ainda de acordo com a pesquisadora, o processo de recuperação do Rio Solimões apresenta alguns sinais, como a diminuição do processo de descida do nível em Coari, Tefé e Manacapuru. Isso indica que em Manaus, que atingiu nova marca recorde nesta segunda-feira (23), com a cota de 12,89, o rio deve começar a subir em até três semanas.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.