Proposta aprovada na Comissão de Trabalho da Câmara amplia proteção aos animais e pode alterar regras da CLT e da Lei do Trabalho Doméstico
A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que prevê demissão por justa causa de empregados domésticos que cometerem maus-tratos contra animais domésticos, silvestres ou exóticos.
A proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Lei do Trabalho Doméstico, e pode mudar a relação entre trabalhadores e famílias com animais de estimação.
O texto apresentado pelo deputado Duda Ramos (MDB-RR) recebeu alterações da relatora, deputada Dayany Bittencourt (União-CE). Ela ampliou o escopo do projeto, incluindo todos os tipos de animais e estendendo a mudança também à CLT.
Conforme Dayany, a demissão por justa causa não se aplicará quando a interação com animais fizer parte das funções do trabalhador, como no caso de cuidadores ou profissionais com atividades voltadas diretamente aos bichos.

Projeto de lei a favor dos animais
De acordo com os parlamentares, o objetivo do projeto é garantir segurança jurídica aos empregadores e proteger o bem-estar dos animais dentro das residências.
Além disso, a medida foi aprovada em caráter conclusivo pela Comissão de Trabalho e ainda precisa passar pelas comissões de Meio Ambiente e de Constituição e Justiça.
Por fim, se aprovada nas demais comissões e não houver recurso para votação no plenário, a proposta segue direto para o Senado antes de se tornar lei.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.