Volume foi 15% superior ao registrado no 1º semestre do ano passado.
A produção de motocicletas no Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades nos seis primeiros meses de 2025, consolidando um avanço significativo no setor. Segundo a Abraciclo, associação que representa os fabricantes do segmento, foram produzidas 1.000.749 motocicletas no semestre, número 15,3% maior do que o registrado no mesmo período de 2024.
O ritmo forte da indústria foi impulsionado pela alta demanda, tanto no transporte diário quanto no uso profissional das motos. “O setor segue operando em plena capacidade para atender à demanda do mercado, tanto para uso como meio de transporte, quanto como ferramenta de trabalho para milhões de brasileiros. As boas expectativas da indústria seguem para o segundo semestre, mas é preciso atenção diante do cenário macroeconômico, especialmente em relação aos juros e a inflação”, disse Marcos Bento, presidente da Abraciclo.
Somente no mês de junho, foram fabricadas 154.113 unidades, o que representa um salto de 45% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a maio deste ano, no entanto, houve queda de 10,7%.
As vendas também apresentaram desempenho positivo. O volume de emplacamentos entre janeiro e junho chegou a 1.029.546 unidades, crescimento de 10,3% em relação ao primeiro semestre de 2024. Junho registrou 179.407 motocicletas vendidas, número que, apesar da leve retração frente ao mês anterior (queda de 7,2%), ficou 8,2% acima do mesmo mês do ano passado. Com 20 dias úteis, a média diária foi de 8.970 motos.
O comércio varejista do setor alcançou seu melhor desempenho histórico tanto para o mês de junho quanto para o acumulado do semestre, segundo o levantamento da Abraciclo.
No mercado externo, as exportações também avançaram. No acumulado do semestre, foram enviadas 18.611 motocicletas ao exterior — alta de 18,5% na comparação anual. Em junho, os embarques somaram 3.065 unidades, volume 39,1% superior ao do mesmo mês de 2024, mas 9,3% inferior ao total exportado em maio.
As projeções da Abraciclo seguem otimistas: a expectativa é de alcançar 1.880.000 motocicletas produzidas até o fim de 2025, aumento de 7,5% em relação ao ano passado. Para as vendas, a estimativa é de 2.020.000 unidades, crescimento de 7,7%. Já as exportações devem atingir 35.000 motos, um avanço de 13% sobre 2024.

Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.