01/08/2025
Pesquisar
Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wetter

Operação “Férias Seguras” do Ipem-AM reprova quase metade dos produtos fiscalizados em supermercados de Manaus

Ipem-AM
Foto reprodução

Ao todo, 329 produtos de 16 marcas foram coletados em 12 estabelecimentos comerciais.

A Operação Especial “Férias Seguras”, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) entre os dias 7 e 11 de julho, identificou irregularidades em 45% dos produtos analisados em supermercados de Manaus. A ação teve como foco itens de higiene, limpeza e segurança, com o objetivo de proteger o consumidor e garantir que os produtos vendidos estejam em conformidade com a legislação.

Ao todo, 329 produtos de 16 marcas foram coletados em 12 estabelecimentos comerciais. O resultado foi alarmante: 149 itens estavam com peso inferior ao indicado na embalagem, o que representa uma taxa de reprovação de 45%Sete marcas foram reprovadas após a análise feita pelo Laboratório de Pré-Medidos do Ipem.

“As marcas reprovadas têm o prazo de dez dias para apresentar defesa. As multas podem variar entre R$ 1 mil e R$ 1,5 milhão. Nosso trabalho é garantir que o direito do consumidor seja respeitado”, afirmou o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho.

Segundo o chefe do laboratório de pré-medidos, Felipe Lima, o alto índice de não conformidade evidencia a importância da fiscalização contínua:

“Essas operações são essenciais para garantir que o que está na embalagem corresponda ao que é entregue ao consumidor.”

Brinquedos e artigos de lazer passam por fiscalização sem irregularidades

Além dos produtos de limpeza, a operação também fiscalizou produtos voltados ao lazer, como brinquedos, boias, coletes salva-vidas e artigos esportivos. A inspeção ocorreu em 35 estabelecimentos, incluindo 12 empresas credenciadas, e verificou 610 itens — todos em conformidade.

“Visitamos mais de 30 pontos e não encontramos nenhuma irregularidade. Isso mostra o resultado positivo do trabalho constante de fiscalização e a responsabilidade do setor comercial”, declarou Cindy Gaia, chefe do Departamento de Avaliação da Conformidade (DCONF).


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Deixe o seu Comentário

Operação “Férias Seguras” do Ipem-AM reprova quase metade dos produtos fiscalizados em supermercados de Manaus

plugins premium WordPress