Durante a Operação Ágata, as tropas das Forças Armadas e os agentes dos Órgãos de Fiscalização e Segurança encontraram dez dragas que estavam em operação ou escondidas na mata amazônica, que foram inutilizadas.
No sábado (24), uma grande estrutura irregular foi localizada no Rio Puruê, nas proximidades do Paraná do Cunha (AM). No local, equipes encontraram uma draga, um empurrador e uma balsa abastecida com combustível, além de armamento irregular e cerca de 1,154 kg de mercúrio — substância altamente tóxica usada no processo de extração de ouro.
Todo o material foi apreendido e os equipamentos inutilizados, conforme os protocolos legais. A ação contou com o apoio de agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Polícia Federal (PF), embarcados nos meios fluviais da Marinha do Brasil (MD) e do Exército Brasileiro (EB).
Coordenada pelo Ministério da Defesa, a Operação é conduzida pelo Comando Conjunto APOENA. De acordo com o comando, a ação também busca levar assistência aos povos tradicionais (indígenas e ribeirinhos) nos mais distantes locais que, até o momento, alcançou mais de 45 mil assistências médicas e distribuídos cerca de 110 mil medicamentos em cerca de 50 comunidades indígenas e ribeirinhas.
Com informações da assessoria
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.