06/02/2026
Pesquisar

📲 Entre no CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba notícias diretamente no seu dispositivo.

ONU quer usar IA para missões humanitárias em zonas de conflito, veja vídeo

Foto reprodução

Os caminhões anfíbios operados por IA podem transportar cerca de 1 a 2 toneladas de alimentos cada; ONU planeja começar operações em 2024

Um dos principais desafios na atuação em zonas de conflitos ou desastres é o acesso aos locais para ajuda humanitária, com a entrega de remédios ou comida, por exemplo. Foi pensando nisso que a Organização das Nações Unidas (ONU) planeja utilizar veículos robóticos alimentados pela inteligência artificial (IA) em missões do tipo.

Aumento da violência

  • Os ataques contra trabalhadores humanitários se intensificaram nos últimos anos em meio ao maior número de conflitos violentos desde a Segunda Guerra Mundial, de acordo com as Nações Unidas.
  • Só o Programa Alimentar Mundial, a agência de ajuda alimentar da ONU, perdeu três trabalhadores no início deste ano no conflito no Sudão.
  • “Às vezes é muito perigoso enviar um motorista ou pessoal do PMA. Então, usar essa tecnologia pode realmente ser uma mudança de passo”, afirma Bernhard Kowatsch, que chefia o departamento de inovação do PMA.
  • As declarações foram dadas após conferência organizada pela União Internacional de Telecomunicações, em Genebra, na Suíça, para defender que a IA ajude a alcançar os objetivos globais da ONU, como a eliminação da fome.
Caminhões anfíbios da ONU serão equipados com IA (Imagem: PMA/Adam Marlatt)

Como a IA pode ajudar?

  • Os caminhões são anfíbios e podem transportar cerca de 1 a 2 toneladas de alimentos cada.
  • Eles foram concebidos pela primeira vez durante a batalha por Aleppo, na Síria, entre 2012 e 2016, quando trabalhadores humanitários desafiavam a violência para conseguir levar ajuda para partes sitiadas da cidade.
  • A agência da ONU já está usando cerca de 50 dos veículos no Sudão do Sul, mas os veículos ainda exigem a presença de motoristas.
  • Como parte do projeto AHEAD (Autonomous Humanitarian Emergency Aid Devices) com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), o PMA vai testar o uso da tecnologia sem motoristas no início do próximo ano, disse Kowatsch.
  • A IA é usada para combinar dados obtidos de várias fontes, incluindo satélite e sensores, permitindo que motoristas remotos dirijam os veículos.

Veja a tecnologia em ação:

Sudão do Sul deve ser o primeiro a receber as missões

  • A expectativa da ONU é usar a tecnologia primeiramente no Sudão do Sul, onde cerca de 7,7 milhões de pessoas enfrentam insegurança alimentar grave e as inundações dificultam o acesso.
  • Mas no futuro a IA pode ser acionada em outros pontos de conflito mundiais, caso da Ucrânia, por exemplo.

Com informações de Reuters.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

ONU quer usar IA para missões humanitárias em zonas de conflito, veja vídeo