As enchentes decorrentes das fortes chuvas que atingem o Texas desde a última sexta-feira (4/7) já provocaram a morte de, ao menos, 105 pessoas. O número foi confirmado nesta terça-feira (8/7) por autoridades estaduais, que continuam os trabalhos de resgate em meio à previsão de mais temporais nas próximas horas.
O que está acontecendo no Texas
- Fortes chuvas causaram inundações repentinas no centro do Texas entre a noite de quinta-feira (3/7) e a madrugada de sexta-feira (4/7), durante as celebrações do Dia da Independência nos Estados Unidos.
- O acumulado de precipitação ultrapassou 250 milímetros em algumas localidades, superando em mais de duas vezes as previsões. O excesso de água fez com que o Rio Guadalupe, um dos mais importantes do estado, saísse do leito.
- Cidades situadas na região montanhosa de Texas Hill Country, conhecida por atrair visitantes, foram surpreendidas pela força das águas, que destruíram pontes, arrastaram veículos e atingiram áreas residenciais e acampamentos de verão.
- Órgãos locais afirmam que o número de vítimas torna esse episódio uma das inundações mais letais do Texas nos últimos tempos.
- Diante da gravidade da situação, o presidente Donald Trump decretou estado de desastre e autorizou o envio de recursos federais para auxiliar as equipes de resgate e reconstrução.
Pelo menos seis condados foram afetados pelas inundações. O mais atingido é o condado de Kerr, onde equipes localizaram sete novos corpos nesta segunda-feira. Ao todo, mais de 80 pessoas morreram apenas nessa região, entre elas, dezenas de crianças.
Veja número de mortes por condado:
- Condado de Kerr: 84 mortes
- Condado de Travis: 7 mortes
- Condado de Burnet: 5 mortes
- Condado de Kendall: 6 mortes
- Condado de Williamson: 2 mortes
- Condado de Tom Green: 1 morte
- Uma das tragédias mais graves envolveu o acampamento cristão Camp Mystic, destinado a meninas. O local foi completamente destruído pela força da água. A administração do acampamento confirmou a morte de 27 pessoas entre alunas e monitoras.
O governador do Texas, Greg Abbott, informou que 41 pessoas continuam desaparecidas em todo o estado. Equipes de resgate contam com o apoio de voluntários e familiares, especialmente nas buscas próximas ao Rio Guadalupe.
Apesar do risco de novas chuvas até esta terça-feira (8/7), os trabalhos de busca seguem em andamento. O governo estadual declarou a situação como uma das piores catástrofes naturais já registradas na história recente do Texas.
As autoridades reforçam os alertas para que moradores de áreas de risco se mantenham em locais seguros e acompanhem os avisos das equipes de emergência.
Com informações do Metrópoles.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.