O empresário contesta a decisão, ressaltando que todas as instâncias anteriores reconheceram seu direito de manifestação política.
Nesta quinta-feira (5), o empresário Luciano Hang divulgou uma nota em suas redes sociais para contestar a decisão individual do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), André Ramos Tavares, que o declarou inelegível por oito anos. A condenação foi baseada em um vídeo gravado em 2020 durante uma viagem de Hang a Santa Rosa (RS), onde ele aparecia ao lado de um então prefeito e candidato.
Na nota, Hang afirmou que a ação foi movida por partidos de esquerda que alegaram que o vídeo teria influenciado indevidamente o resultado da eleição. Contudo, ele ressaltou que o ministro ignorou decisões anteriores que reconheciam seu direito à manifestação política dentro das garantias constitucionais da liberdade de expressão.
Leia mais: Luciano Hang é alvo de decisão do TSE e fica inelegível por oito anos
“Discordo totalmente da condenação e reafirmo que não existe nenhuma lei que proíba empresários de apoiarem candidatos ou expressarem suas opiniões políticas”, declarou Luciano Hang. O empresário reforçou ainda que “o empreendedor brasileiro pode e deve participar do processo político sem ser perseguido ou atacado” e que enquanto isso não for admitido, a sociedade não será justa e igualitária.
Por fim, Hang afirmou que continuará defendendo a liberdade econômica e um Estado menor e mais eficiente. “Agora, estudamos as medidas legais cabíveis para reverter a decisão e confiamos que a Justiça prevalecerá, garantindo o respeito à liberdade de expressão.”
Confira a nota completa:



Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.