A decisão foi tomada pela Terceira Turma do STJ durante julgamento realizado nesta terça-feira (6) e é considerada inédita no país
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou, pela primeira vez, a mudança de registro civil para constar o gênero neutro na certidão de nascimento de uma pessoa.
A decisão foi tomada pela Terceira Turma do STJ durante julgamento realizado nesta terça-feira (6) e é considerada inédita no país.
Entenda o caso
A autorização foi concedida a uma pessoa que, inicialmente, solicitou a mudança de gênero para o masculino após passar por tratamento hormonal.
No entanto, a pessoa se arrependeu após não se sentir confortável com a nova identidade de gênero e decidiu pedir a alteração para o gênero neutro, usado por quem não se identifica como masculino nem feminino.
Por correr em segredo de Justiça, os detalhes do processo não foram divulgados.
Julgamento destacou sofrimento e direito à identidade
Durante o julgamento, a ministra Nancy Andrighi destacou o sofrimento enfrentado pela parte envolvida no processo.
“A questão é muito dramática. Esse ser humano deve estar sofrendo muito. Sofrer cirurgia, tomar hormônios, converter-se naquilo que seria bom para ela e depois se deu conta que não era também aquilo [que pensava]”, afirmou.
A ministra Daniela Teixeira também votou favoravelmente à mudança, ressaltando que é fundamental reconhecer e registrar o gênero com o qual a pessoa se identifica e se apresenta à sociedade.
“A pessoa trans precisa e merece ser protegida pela sociedade e pelo Judiciário. Dar a elas o direito à autoidentificação é garantir o mínimo de segurança”, declarou a ministra.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Click to share on Twitter(abre em nova janela)
- Mais
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.