domingo, 22 de dezembro de 2024
Pesquisar

Ministério da Defesa reforça presença militar nas fronteiras entre Venezuela e Guiana

Foto: reprodução/Recorte

O Ministério da Defesa informou que aumentou a presença militar nas fronteiras da região Norte, em especial nas divisas do Brasil com a Venezuela e com a Guiana. A medida ocorre em meio as tensões entre os dois países vizinhos, que envolve o território de Essequibo.

“O ministro [José Múcio Monteiro] já estava ciente dessa questão […] Inclusive, havia determinado reforço do nosso Exército das nossas fronteiras Norte para garantir nossa soberania”, disse o senador Hiran Gonçalves (PP-RR), que tem acompanhado a situação.

No próximo domingo (3), os venezuelanos vão às urnas em um referendo para decidir se apoiam o presidente Nicolás Maduro na criação de uma nova província chamada de “Guayana Esequiba”.

Se o referendo for aprovado, a Venezuela pretende assumir o espaço territorial e cerca de 125 mil habitantes da região poderão receber a nacionalidade venezuelana.

Essequibo, atualmente administrado pela Guiana, tem uma área de 160 mil quilômetros quadrados, o que representa 70% do território atual do país. Na região, estão reservas de petróleo estimadas em 11 bilhões de barris.

Fonte: CNN Brasil


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Deixe o seu Comentário

Ministério da Defesa reforça presença militar nas fronteiras entre Venezuela e Guiana

plugins premium WordPress