Titular da Secretaria de Educação Continuada também é acusada capacitismo
Depois de denunciarem por assédio moral Maria do Rosário Tripodi, titular da Secretaria de Educação Continuada (Secadi), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), três servidores foram demitidos da pasta, na última quarta-feira, 21. Eles são professores concursados.
O diretor de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva, Décio Guimarães, a coordenadora da área, Eniceia Mendes, e a chefe de projetos, Fernanda Cardoso denunciaram Rosário ao Ministério Público do Trabalho (MPT). A queixa tramita em sigilo.
De acordo com a Folha de São Paulo, Guimarães, que é cego, fez a denúncia de assédio moral e capacitismo à Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. Ele prestou depoimento ao MPT na terça 20, um dia antes da sua exoneração. Mendes e Cardoso deram sua versão dos fatos ao MPT no mesmo dia da dispensa.
Indícios de retaliação serão analisados
O caso foi encaminhado para a Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, de Brasília, e transformado em um inquérito civil. A Controladoria-Geral da União e o Ministério Público Federal também investigam a denúncia.
Ainda segundo o jornal, a procuradora Geny Helena Fernandes, que está à frente das investigações, afirmou que ainda ouvirá a acusada. “Buscamos a correção da situação e os indícios de retaliação serão levados em conta”, informou.
Em nota, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) diz que jamais foi intimada ou notificada no inquérito apontado, nem tem conhecimento do seu conteúdoLeia a reportagem.
*Com informações menezesvirtualeye
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.