Em uma semana, Manaus registrou mais 18 casos confirmados de dengue, segundos dados divulgados, nesta segunda-feira (1º), pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A publicação também traz números de casos de zika, chikungunya e oropouche registrados no município.
Os dados mostram o acompanhamento de 24 a 30 de março deste ano. O informe epidemiológico registra 18 novos casos de dengue, dentre 83 casos notificados (suspeitos) na última semana. No acumulado de 2024, o município contabiliza 1.796 casos confirmados, de um total de 7.395 casos notificados, dos quais 946 seguem em investigação. O número de óbitos pela arbovirose permanece em um, e outros dois estão sendo investigados.
Segundo a publicação, na semana em estudo, não houve registro de casos confirmados ou suspeitos de zika e chikungunya. No período de 1º de janeiro a 30 de março, 62 casos de zika foram notificados, dos quais 19 foram confirmados; de chikungunya, foram 68 casos notificados e quatro confirmados. Oito casos suspeitos de zika e 33 de chikungunya continuam sendo investigados, não havendo óbitos em investigação ou confirmados por essas arboviroses.
O informe municipal também não traz novos casos de oropouche na última semana epidemiológica, permanecendo em 846 o total de casos da arbovirose em Manaus, em 2024, confirmados por critério laboratorial. O total de óbitos pela doença se mantém em um, confirmado por critério laboratorial. Não há óbitos ou casos em investigação. A publicação não traz dados de casos notificados de oropouche, por não se tratar de agravo de notificação obrigatório.
O Informe Epidemiológico de Arboviroses é elaborado pelas gerências de Vigilância Epidemiológica, de Vigilância Ambiental e Controle de Agravos por Vetores, e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da Semsa. Os dados são oriundos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), estando sujeitos à atualização.
Prevenção e combate
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, orienta os moradores a seguir, a cada semana, o Checklist 10 Minutos contra a Dengue, que reúne medidas simples para eliminar focos de água parada nas casas: colocar areia nos pratos de vasos de plantas; filtrar e tratar com cloro água de piscinas, mesmo sem uso; tampar bem as caixas d’água; recolher lixo e entulho nos quintais; descartar ou guardar pneus em locais cobertos; entre outras.
As ações de prevenção e enfrentamento das arboviroses conduzidas pela Semsa, acrescenta a secretária, incluem também a vacinação de crianças e adolescentes contra a dengue. O imunizante é ofertado em 73 unidades da rede municipal de saúde, distribuídas em todas as zonas da capital.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.