Um novo caso de violência sexual chocou o município de Santo Antônio do Içá, no interior do Amazonas, reforçando a gravidade da violência institucionalizada contra mulheres indígenas na região. Uma denúncia exclusiva enviada ao Portal CM7 Brasil revelou que, no último dia 20 de julho, uma mulher indígena de 23 anos foi vítima de estupro cometido por um homem integrante do quadro da segurança pública local. O suspeito seria responsável por uma série de abusos sexuais contra mulheres da região, conforme evidenciado por um vídeo do crime, enviado como prova.
De acordo com a denúncia, o autor do crime e outros suspeitos utilizam um modus operandi cruel: aproveitam-se de mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente alcoolizadas, oferecendo ajuda para, na verdade, levá-las a uma delegacia abandonada, na comunidade Vila de Betânia, onde os estupros são cometidos. O vídeo do crime, enviado pelo próprio abusador à vítima em um ato de intimidação, reforça a brutalidade dos atos.
Veja:
Violência institucionalizada
Nos últimos dias, a repercussão nacional do estupro de uma mulher da etnia Kokama, vítima de abusos sexuais em série e estupros coletivos perpetrados por policiais em 2022, trouxe à tona o histórico de violência sistêmica em Santo Antônio do Içá. O caso recente, ocorrido há apenas dez dias, escancara que os abusos sexuais continuam sendo uma marca da violência contra a mulher institucionalizada no município.
A nova denúncia, recebida pela Virada Feminina no Amazonas, foi encaminhada às autoridades, e o Ministério Público do Amazonas (MPAM) deve assumir a investigação do caso. A gravidade das acusações, somada à posição de agente público do principal suspeito, intensifica a cobrança por justiça e levanta questionamentos sobre a proteção às mulheres indígenas na região.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.